04/08/2022 às 23h51min - Atualizada em 04/08/2022 às 23h51min

​Árvores cinquentenárias caem com as obras de novos prédios

A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. Moradores locais comentam sobre cortes indiscriminados de árvores cinquentenárias, dentro dos bairros atingidos pela verticalização indiscriminada de incorporadoras, com compensação ambiental totalmente fora da realidade, autorizadas pela Cetesb ou Secretarias do Meio Ambiente.

Depoimentos apontam cortes de árvores
“Quero acordar desse pesadelo! Empreiteiras fecham a rua Nazaré Paulista, em plena terça-feira às 8 da manhã, para cortar árvores que atrapalham a passagem dos caminhões. Voto em quem tiver propostas para cuidar das feridas das nossas cidades.” L.L.C.

“A Cetesb e Secretarias aprovam cortes de árvores enormes e autorizam ‘compensação’ sem nenhum estudo, prejudicando nossas áreas verde.”. W.D.

“Um crime que estão fazendo em Pinheiros e região com cortes indiscriminado de árvores, muitas na ‘calada’ da noite.” F.L.

Prefeitura responde
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), informa que para as proximidades do endereço informado (Rua Arruda Alvim, n°s 239/243, 249/251/253, 277 e Rua Cardeal Arcoverde) foi identificado Termo de Compromisso Ambiental - TCA referente a empreendimento novo, com aprovação técnica para o corte de duas árvores exóticas e compensação ambiental de plantio interno de nove mudas nativas até o final das obras.
Em área próxima ao local indicado, Rua Cardeal Arcoverde x Rua Arruda Alvim, s/nº - Pinheiros, São Paulo (SP), foi localizado Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, de julho de 2020, após constatado dano ambiental decorrente de corte ou remoção de árvore sem a devida autorização. Um Auto de Multa foi aplicado e seu cumprimento se deu pela aquisição de materiais para benfeitorias nos parques municipais.
As denúncias, em caso de indício de crime ambiental, devem ser feitas pelos canais oficiais da Prefeitura, no Portal 156, a fim de que seja realizada vistoria por uma equipe de fiscalização ambiental.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.