04/08/2022 às 23h48min - Atualizada em 04/08/2022 às 23h48min

​Luta por praças é histórica na região, mas moradores estão perdendo para as incorporadoras

Enquanto a população de Pinheiros vê a verticalização tomar conta, em razão do discutível e prejudicial Plano Diretor em vigência, aprovado na administração do ex-prefeito Fernando Haddad, espaços de lazer diminuem. A comunidade  luta por mais praças e parques, mas o histórico mostra que está cada dia mais difícil, com o domínio das incorporadoras, que destroem árvores cinquentenárias e dominam a região. Uma praça chegou a ser cogitada na Rua João Moura, mas o local deve virar mais um empreendimento imobiliário, pois não foi incluído na ‘Revisão do Plano Diretor’ e mesmo com a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal ter aprovado o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) que determina a criação de um parque municipal. Também a praça pretendida pelos moradores da Rua Virgílio de Carvalho Pinto, especificamente no seu encontro com a Rua Teodoro Sampaio, está em campanha com abaixo-assinado apesar da subprefeitura informar que o terreno é uma área particular. Mas a luta pela preservação do ‘Quadrilátero Vilas do Sol ‘continua.

Casarão cinquentenário demolido
Em 2012, um casarão localizado na Rua João Moura estava no centro das discussões do bairro. De acordo com o ‘São Paulo Antiga’, o casarão que a cidade perdeu estava localizado em uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, repleta de área verde e ainda estava absolutamente preservado. A comunidade local havia conseguido uma medida judicial para deter a demolição. Porém, em uma ação noturna, a residência foi demolida. “Com um grande jardim que sempre esteve impecavelmente cuidado a casa possuía cômodos amplos e bem iluminados, piscina, áreas de lazer que ostentava encantadores vitrais coloridos. Tudo isso virou pó”, informam

Comunidade lutou por praça no local
A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou na época o parecer favorável a um Projeto de Lei (PL) que determina a criação de um parque municipal. De acordo com a proposta (PL 164/2012), do vereador Aurélio Nomura (PSDB), o parque seria implementado na rua João Moura e terá como referência atividades relacionadas a prática de atividades física e educação ambiental. “Essa é uma reivindicação antiga da população e precisamos de mais áreas como essa no município”, explicou o autor na época. O terreno para a construção do parque tem mais de dois mil metros quadrados e é uma das únicas áreas verdes do bairro, com diversidade de árvores e pássaros. “É uma oportunidade de garantir um meio ambiente mais saudável aos moradores, com o objetivo de proteger essa área de Pinheiros”, declarou Nomura na ocasião.

Prefeitura esclarece regularidade
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que o terreno localizado na Rua João Moura, 740, é particular. A obra no local tem alvará e está regular. A empresa proprietária recebeu, em 27 de setembro de 2011, o alvará de execução de demolição.

Luta por espaços continua atual
Muitos já sabem do abaixo-assinado assinado pela preservação do Quadrilátero Vilas do Sol  - agora é a vez da Rua Virgilio de Carvalho Pinto, especificamente no seu encontro com a Rua Teodoro Sampaio. Atualmente com um projeto de praça privada dentro do miolo do quadrilátero que enriquecerá ainda mais o verde da importante microzona da região. A proteção do quadrilátero Vilas do Sol é urgente e simboliza a luta pela preservação da identidade do bairro.

Abaixo-assinado propõe compensação contra adensamento
O movimento Pró-Pinheiros, os moradores, simpatizantes, as associações do entorno e comerciantes, solicitaram ao prefeito que o terreno do prédio, programado para ser construído no fim da rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, CEP 05415-030, sito no bairro de Pinheiros, entre as ruas Artur Azevedo e a Teodoro Sampaio, seja incluído no programa de praças e jardins da prefeitura de São Paulo. Colocado em décimo terceiro lugar, dentre os bairros com menos cobertura verde, os abaixo assinados de Pinheiros, informam que seria uma medida compensatória às dezenas de construções que vêm descaracterizando a Vila Madalena e Pinheiros, os mais antigos, tradicionais e turísticos bairros de nossa cidade que reúnem o maior contingente de artistas e intelectuais de São Paulo.

Abaixos-assinados fortalecem a luta
É possível acessar o documento sobre a praça na Dr. Virgílio de Carvalho Pinto em https://www.change.org/DrVirgilioQuerPraça
Já o Manifesto contra a verticalização inadequada no único quadrilátero horizontal de Pinheiros pode ser acessado em https://bit.ly/manifesto-pinheiros-unico-quadrilatero.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.