28/07/2022 às 22h56min - Atualizada em 28/07/2022 às 22h56min

Mobilização barra intervenções sem consulta na Praça Província de Saitama

No final de abril, técnicos da Subprefeitura de Pinheiros fizeram, a pedido de moradores e da SAAP-Ass. dos Amigos de Alto de Pinheiros, uma vistoria na praça Província de Saitama, revitalizada e mantida há dez anos por uma empresa e um grupo de dez famílias moradoras do entorno. Ficaram claros os problemas a serem resolvidos por obras, que só podem ser realizadas pela Prefeitura: reforma do piso da quadra, das arquibancadas e das grelhas de concreto para escoamento de água. A ideia era elaborar um projeto para as melhorias, para depois então se definir quanto custariam e quem pagaria. Dois meses se passaram sem novidades. Até que, no fim de junho, todos foram pegos de surpresa: uma placa avisava que lá seriam instalados um cachorródromo e um playground com acessibilidade. Soube-se depois que estava prevista também a instalação de um contêiner ­com­cafeteria.

Logo os moradores e a SAAP se mobilizaram
“Não somos, obviamente, contra espaço para pets, muito menos contra playground com acessibilidade. Mas defendemos que intervenções dessa importância incluam dois princípios: consulta prévia aos frequentadores e um projeto que considere o espaço como um todo e os usos já consolidados. A SAAP entende que as reformas propostas não atendiam a nenhum desses quesitos. Mais ainda: há locais em Alto dos Pinheiros que precisam de revitalização mais urgentemente do que a Província de Saitama – especialmente a praça Waldir Azevedo, também conhecida como Mirante da Lapa”, concluem .
Logo no começo de julho, um abaixo-assinado pedindo a suspensão das obras conseguiu cem adesões nas primeiras 24 horas. A SAAP enviou um ofício para a Subprefeitura de Pinheiros e para a Secretaria de Subprefeituras – assim como carta para vereadores –, avisando que as reformas não haviam sido solicitadas e sugerindo que fossem direcionadas à Waldir Azevedo.
“Na segunda semana de julho, marcamos quatro reuniões para debater o assunto: com o empresário que pretendia instalar a cafeteria, com o subprefeito de Pinheiros, Richard Haddad Junior, com a vereadora Cris Monteiro (Novo) e com o secretário-executivo da Secretaria de Subprefeituras, Roberto Arantes Filho. Ao final, a SAAP recebeu das autoridades alguns compromissos: as obras na praça Província de Saitama serão canceladas; o cachorródromo e o playground com acessibilidade serão instalados na Waldir Azevedo; a cafeteria não será instalada na Província de Saitama; a vereadora Cris Monteiro se prontificou a apresentar emenda parlamentar para a reforma que melhorará os problemas apontados na vistoria de abril”.

Subprefeitura atende a demanda
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), informa que em consonância à solicitação dos munícipes, a implantação de cachorródromo e dos brinquedos acessíveis não será realizada na Praça Província de Saitama.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.