22/07/2022 às 00h27min - Atualizada em 22/07/2022 às 00h27min

​Buracos tomam conta das vias na região

Em vias com grande tráfego, como Rebouças, Morumbi, Eusébio Matoso, Francisco Morato, Giovanni Gronchi, David Bem Gurion, Vital Brasil, Corifeu de Azevedo Marques, Santo Amaro e muitas outras, o desgaste do asfalto é grande. Nestes trechos de ligação, o número de veículos é alto e os cuidados com o trânsito precisam ser ampliados, principalmente pelas crateras que se formam dentro dos corredores de ônibus, pois a grande maioria não possui pavimento especial de concreto.
Para solucionar o problema, existe o serviço ‘tapa-buracos’. Ele consiste em um conserto no asfalto feito pela Prefeitura no lugar onde surgiu um buraco, quando o asfalto velho é removido de toda a área ao redor do buraco, preenchendo-se então o local com asfalto novo. O problema tem sido a constância irregular dos reparos e a qualidade do produto, que já foi reprovado pelos estudos da USP e a durabilidade dos serviços é pequena.

Moradores fazem depoimentos
“Juntos às guias e sarjetas da Avenida Giovanni Gronchi e ruas menores do Morumbi, os buracos aumentam com o peso excessivo dos ônibus e caminhões. Apesar do tapa-buraco, a manutenção é falha e os problemas voltam sempre.” A.M.

“Ruas do Jardim Colombo e Vila Suzana estão irregulares e com sobreposição de asfalto sobre asfalto, os ‘calombos’ já são maiores que os buracos, deformando todas as vias. Só o recapeamento geral resolveria o problema.” M.N.

“Não adianta só as grande avenidas receberem o recapeamento asfáltico. As travessas precisam de maiores cuidados, pois os serviços são mal feitos e duram pouco.” L.O.

Recapeamento ganha novo programa
A Prefeitura informa que o programa de recapeamento é o maior do país e tem como objetivo a conservação e manutenção da malha viária. “Além desse programa, a Prefeitura realiza de forma ininterrupta, 24 horas por dia, a ‘Operação Tapa-Buraco’, que tem como objetivo o conserto pontual e/ou emergencial de buracos nas vias da cidade. Neste serviço, a intervenção é realizada para o reenquadramento e a inserção da massa asfáltica no trecho que apresenta o problema, corrigindo assim a erosão com a garantia da durabilidade do serviço. 5,8 milhões de metros quadrados estão no Programa de Recapeamento em curso na cidade.

Tapa-buraco
A Secretaria Municipal das Subprefeituras informa que houve uma redução de 95,6% das solicitações em estoque para os serviços de tapa-buraco na cidade. Em 2017, havia 46.566 pedidos represados. Já em dezembro de 2021 foram registrados apenas 2.021. O tempo médio de atendimento caiu de 121 dias em 2017 para 10 dias em fevereiro de 2022, e nos últimos dois meses caiu para 7 dias. Nas principais vias da capital, a operação tapa-buraco é executada em até 48 horas. Até Junho deste ano, foram tapados 60.824 buracos.
A Prefeitura de São Paulo possui o mapeamento das condições do pavimento da cidade. A administração analisa a qualidade e conforto das vias em tempo real, que são inspecionadas por dispositivos acoplados a veículos, capazes de verificar as condições do asfalto e localizar possíveis irregularidades.
A população pode solicitar o serviço de tapa-buraco através do Portal 156 https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal , no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico no número 156. Os munícipes podem fazer solicitações de serviços de tapa-buraco nos canais de atendimento 156 (telefone, site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal e aplicativo SP156 no iPhone e Android).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.