22/07/2022 às 00h07min - Atualizada em 22/07/2022 às 00h07min

​Prefeitura deve ampliar em 40 km os corredores com mais de 2 mil ônibus elétricos

De acordo com o Plano de Metas divulgado pela Prefeitura, o município tem até 2024 para ampliar em 40 km os corredores de ônibus. Porém, até o momento, nenhuma obra foi iniciada. Outro objetivo é o aumento de 50 km de faixas exclusivas. Além disso, 2,6 mil ônibus elétricos são prometidos para estar rodando nas ruas.
No Plano de Metas 2021 – 2024 estão inseridos seis eixos temáticos. O ‘SP Justa e Inclusiva’, com o objetivo de diminuir a desigualdade social na cidade, o ‘SP Segura e Bem Cuidada’ e o ‘SP Ágil’, relacionados à zeladoria, transporte e segurança, o ‘SP Inovadora e Criativa’, para fomentar a economia e a cultura , o ‘SP Global e Sustentável’, visando qualidade de vida através de ações de sustentabilidade, e o ‘SP Eficiente’, com a simplificação de processos e a otimização dos recursos públicos.
O documento foi planejado a partir de estudos do governo municipal e da contribuição da sociedade civil, que está garantida na Lei Orgânica do Município. Para a elaboração do Programa, também foram respeitados os critérios estabelecidos pelo PDE (Plano Diretor Estratégico).

Corredores e faixas exclusivas de ônibus
O Plano de Metas estabelece que sejam entregues 40 km de corredores e a introdução do sistema BRT em algumas vias da cidade. Porém, de acordo com o SP2, nada foi entregue. Além disso, dos 50 km de faixas exclusivas, menos de 15 km teriam sido finalizados. Outro transtorno apontado é a má qualidade do asfalto e a quantidade de buracos apresentada em lugares que deveriam ter a malha para os coletivos. Ao programa, a prefeitura informou que as licitações para obras dos BRT’S da Zona Leste e o corredor da Avenida Chucri Zaidan estão previstas para este ano. O Executivo ainda teria afirmado sobre planos para requalificação de 5 corredores na zonas Norte, Leste e Sul.

2,6 mil ônibus elétricos rodando nas ruas até o final de 2024
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que o sistema de transporte público terá até 2024, cerca de 2600 veículos elétricos. Esta é mais uma medida para reduzir a emissão de poluentes cumprindo o Programa de Metas, beneficiando não apenas os passageiros, mas toda a população ao propiciar um ar mais limpo.
O Programa de Metas da Prefeitura prevê que 20% da frota seja composta por ônibus elétricos até o fim de 2024, como parte das ações municipais para cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a erradicação deste tipo de poluente até 2038. Segundo Ricardo Nunes, 20% da frota será de ônibus elétricos, avançando desta forma, na direção da redução dos gases do efeito estufa e cumprindo parte do que é previsto ao longo dos contratos com as empresas de ônibus que operam na capital. “Hoje temos 18 ônibus e acredito que atingiremos nossa meta, mesmo porque, conforme previsto nos contratos de concessão, cerca de mil veículos são substituídos naturalmente, e agora deverão ser trocados por modelos movidos a bateria”, explicou o prefeito.
Para que as concessionárias concessionárias consigam adquirir os veículos, a Administração Municipal discute muitas alternativas. “Questão do leasing está aventada como outras opções. Por enquanto, não há risco de atraso de ter os 2600, pois a meta contratual não pode ser desconsiderada, disse o diretor de Operações da SPTrans, Wagner Chagas Alves.

Ônibus moderno
O modelo já vem equipado com ar-condicionado, carregadores USB para os passageiros e possibilidade de conexão à internet por meio de WiFi. São 12,2 metros de comprimento, suspensão a ar e capacidade de transportar até 70 passageiros, no total, entre em pé e sentados. O veículo segue o chamado “padrão SPTrans”, sendo usado ou baseando as exigências de diversas cidades brasileiras.

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