14/07/2022 às 22h26min - Atualizada em 14/07/2022 às 22h26min

​Piscinão Francisco Morato com água acumulada e cheiro de esgoto por toda a região

O Piscinão “Cedrolândia” no final da Avenida Francisco Morato, divisa com o município de Taboão da Serra, de acordo com indicação de moradores locais, continua abandonado e exalando um odor de esgoto insuportável. De acordo com as informações passadas, há agua parada a céu aberto e as bombas de sucção não estão funcionando novamente, provocando acúmulo em seu interior. O “veranico”, mesmo no inverno, aumenta a sensação negativa e a situação está pior, pois resíduos continuam acumulados em seu interior.

Capacidade de armazenamento
Quando chove demais os córregos enchem rapidamente e podem transbordar, provocando inundações nas áreas vizinhas. É para evitar isso que os piscinões são construídos, para armazenar o excesso de água e, consequentemente, evitar enchentes. O ‘CedroLândia”, ao lado do Córrego Pirajussara absorve o excedente de águas provenientes em conjunto com os Piscinões ‘Sharp’ e “Maria Sampaio’, localizados no Campo Limpo e  conta com uma capacidade de 113.00m³.  No entanto, eles precisam estar sempre livres dos detritos e do lixo em seu interior, que costumam chegar junto com as águas e que podem reduzir sua capacidade de ­armazenamento.

Limpeza é mensal, mas água suja continua no interior do piscinão
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), informa que o Piscinão Francisco Morato é limpo mensalmente, mas a reportagem do Grupo 1, passou no último dia 12 de julho no local e verificou que o mesmo estava repleto de água suja e malcheirosa. Os moradores acreditam que novamente as bombas de sucção para devolver esta água pútrida ao córrego, não estão funcionando. Os aspectos das paredes laterais e margens, estavam limpos e sem lixo.
“O plano de manutenção inclui a limpeza manual e mecanizada com assoreamento, retirada dos detritos após a secagem e manutenção e controle dos equipamentos de bombeamento. A última limpeza foi realizada no dia 15 de junho”, informa a Prefeitura.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.