14/07/2022 às 21h43min - Atualizada em 14/07/2022 às 21h43min

​Ciclistas ganham ponte flutuante sobre Rio Pinheiros

O Governo de São Paulo deve entregar este mês, provavelmente após do dia 15, o mirante e a passarela flutuante do Parque Bruno Covas, dentro do Projeto Novo Rio Pinheiros. As atrações fazem parte do programa de revitalização do local e somam-se aos equipamentos de uso público e gratuito já instalados. O espaço abrange dois trechos: um de 8,2 quilômetros entre a sede do pomar urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal, e outro, de 8,9 quilômetros, entre as pontes Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, nas proximidades da ponte do Jaguaré.

Novidades
No primeiro trecho já foram implantados ciclovia, pista de caminhada, playgrounds, áreas de piquenique, estações de ginástica e o mirante flutuante. Os Centros de Convivência e apoio a visitação do Parque Global, Cidade Jardim, Pomar Urbano e Morumbi estão disponíveis desde o dia 1º de julho. Já a passarela flutuante e a de interligação do Hub Global ao Parque Bruno Covas, poderão ser utilizadas pelo público a partir de 15 de julho. Em breve também serão inauguradas as novas quadras poliesportivas e de areia, além dos novos sanitários.

Áreas verdes
O segundo trecho, que possui previsão de entrega para o próximo semestre deste ano, contará com equipamentos de esporte, lazer e cultura. Além disso, os projetos dos dois trechos contemplam novas áreas verdes e manutenção dos plantios existentes, áreas de descanso e alimentação, facilidades e serviços voltados aos ciclistas, banheiros, assistência de primeiro-socorros e conexão intermodal com as ciclovias e com as estações de ônibus, Metrô e CPTM, entre outros. Também estão previstos no projeto do Trecho 2 mais quatro Centros de Convivência: Eusébio Matoso, Cidade Universitária, Jaguaré e Retiro. Todas as estruturas e atrativos serão de uso público e gratuito.

Revitalização
No total, o investimento privado estimado é de R$ 58 milhões. A revitalização será realizada pelos consórcios Parque Linear Novo Rio Pinheiros no trecho 1 e Parque Novo Rio Pinheiros no trecho 2, selecionados por meio de Chamamento Público. Para quem vai ao parque, o melhor acesso é pela estação Vila Olímpia.

Ciclovia Rio Pinheiros
A pista recebe mais de 100 mil pessoas/mês e está aberta diariamente, entre 5h30 e 18h30. O local pode ser acessado pelos usuários por seis pontos diferentes: pela Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da EMAE, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo e Ponte Cidade Universitária.

Ciclofaixa da Rebouças coloca em perigo ciclistas e pedestres
“Ciclofaixa da Rebouças é muito estreita e continua colocando em perigo ciclistas, pedestres, motoqueiros e motoristas.” A.M.
“Em uma avenida com o maior trânsito da capital, que abriga faixas de ônibus, a disputa pelo espaço entre milhares de motos, carros, taxis e ainda a ciclofaixa estreita, coloca em perigo a todos, inclusive os pedestres. É necessário rever este projeto feito às pressas e sem nenhum sentido, somente com o intuito político”. W.L.

Ciclofaixa tem entre 1m e 1,2m
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), implantou desde 2020, a ciclofaixa da Avenida Rebouças e manteve seu projeto original, com largura da estrutura variando entre 1 metro e 1,20 metros, totalmente fora do padrão normal, colocando em perigo todos os usuários, apesar dos protestos da comunidade e até dos ciclistas e de suas entidades.
A implantação dessa estrutura foi uma demanda antiga dos ciclistas para conexão com a ciclovia da Av. Faria Lima, da Av. Paulista e da Consolação que liga a malha cicloviária entre si e as estações de metrô existentes nessas vias, mas todos esperavam um projeto melhor elaborado e que não colocasse em perigo os ­usuários.
Para este ano, já estão definidos 157 quilômetros de estruturas adicionais. Destas, 23 quilômetros já estão em obras. O objetivo da Prefeitura de São Paulo é alcançar 1.000 km de malha até o fim de 2024, conforme previsto no Plano de Metas. As obras das ciclovias da Av. Jaguaré, Av. República do Líbano, Av. Sena Madureira, Av. Tiradentes, Av. Indianópolis, Av. Nações Unidas, Praça Campo de Bagatelle, Av Dom Pedro I, Av Miguel Yunes, Av Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi, Rua Dona Avelina, Av Gastão Vidigal e do Viaduto Bresser já foram iniciadas.

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