07/07/2022 às 23h38min - Atualizada em 07/07/2022 às 23h38min

​Comunidades lutam por mais áreas verdes e de lazer

A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. Moradores do Butantã, Pinheiros e Lapa  lutam por mais áreas verdes e de lazer na região.

Coletivo Mata Esmeralda continua sua luta
“Criamos o ‘Coletivo Amigos da Mata Esmeralda’, composto por moradores da região do Butantã  e do município de Taboão da Serra, ambientalistas, professores, arquitetos, advogados, engenheiros e profissionais da saúde. Preocupados e com o propósito da preservação da mata. Face ao crescimento desenfreado do setor imobiliário nas últimas décadas, trazendo sérios prejuízos para a região, como aumento da poluição, do trânsito, prejuízo para a fauna, flora, etc. Nossa luta é pela criação de um parque público nessa área, ao invés da criação de loteamentos imobiliários. Em vista da gravidade da situação estamos convidando lideranças parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo e Taboão da Serra e vereador (as) que apoiem nossa causa para discutirmos a melhor estratégia para a criação de do Parque Público da Mata Esmeralda. São quase 500 (quinhentos) mil metros quadrados em onde teremos uma reunião virtual no dia 8 de julho do corrente, às 10 horas.“

Campanha quer aumentar o verde de Alto dos Pinheiros
O morador que quiser ter árvores plantadas na calçada de sua casa deve entrar em contato com a SAAP ([email protected] ), informando nome, endereço e a espécie de sua preferência, dentre as listadas no Manual Técnico de Arborização Urbana da Prefeitura. A SAAP passará a lista para a secretaria, que fará o plantio. A definição final das espécies dependerá de análise técnica e da disponibilidade de mudas no Viveiro Municipal Manequinho Lopes.
“Grande parte das maiores árvores do bairro foram plantadas há muito tempo, a partir da década de 1940. Várias delas estão velhas e podem cair em breve. Plantando mudas agora, permitimos que, quando as mais velhas caírem ou tiverem de ser retiradas, outras já estejam mais crescidas e possam substitui-las. Se moramos hoje numa região repleta de árvores frondosas, é porque teve gente que se preocupou com isso 50, 60 anos atrás. Portanto, se quisermos continuar a preservar as características de bairro-jardim de Alto dos Pinheiros, precisamos começar a agir já. É o que a SAAP está fazendo, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Venha colaborar conosco!”
A Associação informa que a Prefeitura ficará responsável pelo plantio. Em tese, de acordo com a SAAP, a Prefeitura deverá cuidar da muda e da árvore. Mas a SAAP entende que o morador que escolheu ter uma árvore em frente de sua casa vai cuidar dela, seguindo instruções de jardineiros e de técnicos da Secretaria do Verde ou da Subprefeitura de Pinheiros. Qualquer intervenção mais relevante, como modificação na calçada ou poda de árvores maiores, requer autorização da Prefeitura.

Praça Horácio Sabino precisa de reformas
“Praça Horácio Sabino teve reforma de vazão das águas fluviais, mas requer melhorias no portão do pátio de areia, para evitar a entrada de animais, e do brinquedo com tábuas quebradas, colocando em risco as crianças. A gestão é só da prefeitura ou tem alguma associação de moradores cuidando?” T.C.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.