30/06/2022 às 23h28min - Atualizada em 30/06/2022 às 23h28min

​Árvores são cortadas com a verticalização e criminalização das incorporadoras

A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. Moradores de Pinheiros, Vila Mdalena e Butantã, denunciam cortes indiscriminados de árvores cinquentenárias, dentro dos bairros atingidos pela verticalização indiscriminada de incorporadoras, com compensação ambiental totalmente fora da realidade, autorizadas pela ‘desacreditada’ Cetesb, que está com processos no Min. Público e ações no TJ de licenças ambientais duvidosas e supostametne forjadas, Subprefeituras ou Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Depoimentos apontam cortes de árvores
“Um dia muito triste. Essas árvores existem há mais de 30, 40 anos. Já formaram um microclima onde habitam pássaros, e elas trabalham em prol do meio-ambiente local, hoje, numa região devastada pela construção civil. Rua Cristiano Viana, 140. É urgente entender as árvores como patrimônio ambiental. Sua compensação, se de fato for necessária, seja por parte do setor privado ou público, deve ocorrer no próprio terreno ou na região. As ações em prol da crise climática precisam ser feitas também nos micro ambientes. A conta virá. Não existe planeta B”, informam os moradores.

Pinheiros perde árvores
Matéria da ‘BBC’ aponta a Subprefeitura de Pinheiros como a que mais apresente alvarás de demolição. Casas e prédios baixos dão lugar a edificações altas, com metro quadrado a ser explorado pelo mercado em virtude infraestrutura oferecida na região. O texto aponta que apenas em 2020 cerca de 30% (382) dos alvarás de demolição se concentraram na região. Neste ano, já são 120. Quadriláteros inteiros já contam com tapumes, como os próximos à Estação Fradique Coutinho, ou já tiveram seu processo de demolição iniciado.
Além disso, há também o corte de árvore em terrenos que antes abrigavam casa com pátio para utilização de todo espaço para a construção de prédios. Há algumas semanas, a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais trouxe depoimentos sobre a derrubada indiscriminada de árvores em terrenos para a construção de condomínios verticais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.