24/06/2022 às 00h24min - Atualizada em 24/06/2022 às 00h24min

​Moradores querem praça ao invés de prédios

Pinheiros já foi um bairro horizontal, com sobrados e casas. Assim, a iluminação era bem distribuída, com uma boa vegetação, ventilação e estrutura que favorecia a quantidade de famílias que viviam ou trabalhavam na região. Porém, nos últimos anos, a intensa verticalização tem adensado e a quantidade de prédios prejudicado a qualidade de vida.
Muitos já sabem do abaixo-assinado feito pela preservação do Quadrilátero Vilas do Sol.  Agora é a vez da Rua Virgílio de Carvalho Pinto, especificamente no seu encontro com a Rua Teodoro Sampaio. Atualmente com um projeto de praça privada dentro do miolo do quadrilátero, que enriquecerá ainda mais o verde da importante microzona da região. A proteção é urgente e simboliza a luta pela preservação da identidade do bairro.

Abaixo-assinado propõe compensação contra adensamento
“Senhor Prefeito, Ricardo Nunes
O movimento Pró-Pinheiros, os moradores, simpatizantes, as associações do entorno e comerciantes, dirigimo-nos respeitosamente a V.Exa. para solicitar que o terreno do prédio, programado para ser construído no fim da rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, CEP 05415-030, sito no bairro de Pinheiros, entre as ruas Artur Azevedo e a Teodoro Sampaio, seja incluído no programa de praças e jardins da prefeitura de São Paulo.
Colocado em décimo terceiro lugar*, dentre os bairros com menos cobertura verde, os abaixo assinados de Pinheiros, concordam que essa seria uma medida compensatória às dezenas de construções que vêm descaracterizando o mais antigo e um dos locais mais tradicionais e turísticos de nossa cidade, já que, nele, além da Vila Madalena, reúne-se o maior contingente de artistas e intelectuais de São Paulo. Escusado agregar, a propósito, que muitos dos mencionados artistas, estão dispostos a colocar suas obras numa futura praça, que aparece como única solução para a manutenção da luz solar e da qualidade de vida, não só dos moradores da Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, uma das vias mais bonitas da cidade, mas de todo o bairro, já que há uma saída para a movimentada Rua Teodoro Sampaio.
Mencione -se, enfim, que o prédio em questão a ser construído, se situará no fim da Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, uma rua sem saída, que hoje já bastante adensada com 9 torres residenciais, 505 apartamentos, 901 vagas de garagens NUMA ÚNICA QUADRA, o que torna inexequível a construção de mais um edificio deste porte.
Para a sua informação, este abaixo assinado já tem o decidido e prestigioso apoio da Escola da Cidade, importante instituição de ensino com cursos de graduação, pós e ensino médio que atua no campo da arquitetura em São Paulo. A qual, inclusive, se dispôs a planejar a praça.
Esperando poder contar com a sua colaboração e empenho no sentido de atender a nossa demanda”

Abaixos-assinados fortalecem a luta
É possível acessar o documento sobre a praça na Dr. Virgílio de Carvalho Pinto em https://www.change.org/ DrVirgilioQuer Pra%C3%A7a
Já o Manifesto contra a verticalização inadequada no único quadrilátero horizontal de Pinheiros pode ser acessado emhttps://bit.ly/manifesto-pinheiros-unico-quadrilatero

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.