23/06/2022 às 23h29min - Atualizada em 23/06/2022 às 23h29min

​‘Esquenta do Carnaval’ em julho e blocos de rua colocam moradores em alerta máximo

A Secretaria Municipal de Cultura, confirmou o ‘Esquenta de Carnaval’ nos dias 16 e 17 de julho, durante reunião com representantes dos blocos. Moradores de Pinheiros e Vila Madalena, contrários à realização do evento, não foram consultados, nem as entidades do bairro. Todos esperam agora a invasão de foliões nas ruas, com bagunças noturnas, jardins servindo de banheiros e jovens alcoolizados caídos nas calçadas. E a transmissão da COVID volta a números alarmantes e a Secretaria da Saúde aprova este evento fora de época ?

Moradores já demonstram preocupação
“Na Vila Madalena e Pinheiros, nem os moradores e nem mesmo o comércio aprova ou gosta do Carnaval de Rua. É uma unanimidade. Ninguém quer e a Prefeitura ignora.” A.A.
“Palhaçada esse Carnaval fora de época. Pura bagunça.” P.M.
“Mas não ia ser o Carnaval só desfiles de Escolas de Samba? Que palhaçada é essa? Carnaval ou melhor baderna de rua? Será que vai ter aqui em Pinheiros na Av. Faria Lima?”. E.C.
“É dinheiro que ‘corre solto’ com interesses de grandes empresas e cervejarias. Dane-se a população. Ai chegam as eleições e os políticos se transformam.” E.C.

Prefeitura promete estrutura
O ‘Esquenta’ é a proposta de um carnaval fora de época, que conta com o apoio da Prefeitura. “Vamos oferecer toda a estrutura para os blocos pequenos, médios e grandes desfilarem com segurança”, afirmou Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura. 

Inscrições dos blocos
Para a realização foram feitas 296 inscrições de blocos no formulário aberto pela SMC. São 75 no Centro; 33 na Zona Norte; 51 na Sul; 33 na região Leste; 91 na Zona Oeste. Pinheiros e Vila Madalena terá mais de noventa blocos com milhares de integrantes.
Em anos anteriores, região teve problemas
Atos de vandalismo, comércio ilegal de bebidas, bloqueio do trânsito, sujeira nas ruas e uso de drogas em vias públicas foram algumas das situações relatadas pelos moradores às autoridades. Nos dias posteriores ao feriado, a Praça Benedito Calixto foi um dos locais onde os efeitos negativos da festa puderam ser constatados: placas de rua derrubadas, árvores destruídas e fachadas de lojas pichadas.

Pandemia continua avançando e Secretaria da Saúde aprova o Carnaval de Rua?
A população estranha o silêncio da Secretaria Municipal de Saúde, que este ano proibiu os desfiles e o Carnaval de Rua, e agora não se manifestou, pois o Brasil registrou só na última terça-feira (21) 219 mortes pela Covid-19, totalizando 669.436 desde o início da pandemia. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 21%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença pelo 12º dia seguido. Rede pública municipal está com taxa de 80% de lotação , principalmente para casos respiratórios e de COVID.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.