15/06/2022 às 22h20min - Atualizada em 15/06/2022 às 22h20min

​População reclama de diminuição do transporte público

A população local vem reclamando da diminuição de serviços de transporte público. A demora e a necessidade de pegar inúmeras linhas até a chegada na região são alguns dos depoimentos recebidos. O problema gera reflexos, inclusive, no comércio local, uma vez que o movimento nos estabelecimentos diminui, se o transporte apresenta-se como uma dificuldade.

Depoimentos dão o tom do transporte
A Gazeta de Pinheiros conversou com um representante do comércio local sobre o tema.
Gazeta de Pinheiros - A população vem comentado sobre problemas no transporte público para a região? Quais são as principais demandas apontadas?
Não só a população, mas os comerciantes, funcionários e principalmente os consumidores que se utilizam do transporte público vem comentando sobre a diminuição de linhas e do fluxo de ônibus. Ao contrário do que se esperava, a chegada da tecnologia, com a vinda da linha amarela do metrô até a região fez com que algumas pessoas (funcionários de lojas e pequenos comerciantes como camelôs) sejam obrigados a tomar até três conduções hoje, enquanto no passado com apenas uma, tinham acesso a região de Pinheiros, sem falar na falta de consumidor por esse mesmo motivo.
GP - Houve uma diminuição no número de linhas para a região?
Segundo as reclamações sim. Várias, se funcionários e clientes passam a reclamar de dificuldade de locomoção é por conta disso. Alguns funcionários chegam a procurar demissão para procurar maior facilidade de locomoção até o seu trabalho mais próximo de suas residências e os consumidores... esse já não mais vem a Pinheiros.
GP - Em que tal medida afeta o comércio local?
Conforme dito anteriormente, a chegada da tecnologia (metrô), retirada desenfreada de linhas de ônibus, fez com que a grande maioria das pessoas se desloquem por baixo da região (subsolo) e por falta de alternativas nem venham a Pinheiros. Não temos mais aquele enorme fluxo de pessoas transitando pelas calçadas, subindo e descendo de ônibus, consequentemente, o comércio não tem mais suas vitrines apreciadas. Existe um ditado que diz que "o brasileiro come com os olhos". Essa é uma grande verdade. Exceto aquilo que vemos nas telas das TVs, se não encontrarmos nas ruas, não temos vontade de adquirir. O número de pontos comerciais que estão disponíveis para locação na região de Pinheiros sobe assustadoramente dia após dia. Lojas de renome (não vou citar nomes para não ser antiético) fecham suas portas com apenas três ou quatro meses de experiência em Pinheiros. Parabéns ao poder público e em especial ao secretário municipal de transportes, pois está conseguindo atingir seu objetivo que é acabar com o comercio local, acabar com o emprego e acabar com o empreendedorismo local.
Em tempo: em função da grande procura de áreas por incorporadoras na região acredita-se que toda essa motivação por retirarem linhas de ônibus na região seja para desvalorizar o comércio, a quebra geral e consequentemente a aquisição por essas mesmas incorporadoras por um valor bem abaixo do mercado. O que levamos a crer que existem muitos interesses por traz de tudo isso. Tipo jogo sujo, pois, estão mexendo com milhares de empregos e empresas. Lamentável situação.

Prefeitura afirma que não houve redução de linhas
A SPTrans informa que não houve redução de linhas no sistema de transporte público na região de Pinheiros. Com a implantação do Terminal Pinheiros, em 2013, os pontos terminais das linhas, que estavam espalhados pelo bairro, foram transferidos para o local, melhorando a acomodação, conforto e segurança dos passageiros.
A SPTrans reforça também que a operação dos ônibus está sujeita a interferências viárias no trajeto, que podem causar intervalos além do programado. Os usuários podem contribuir para a melhora da qualidade do transporte público, registrando reclamações e sugestões por meio da Central 156 e do sitehttp://sp156.prefeitura.sp.gov.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.