15/06/2022 às 22h16min - Atualizada em 15/06/2022 às 22h16min

​Pernilongos continuam atormentando a região mesmo no frio do outono

Desde a primavera, a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais vem destacando depoimentos sobre a infestação de pernilongos na região. A Prefeitura afirma estar com ações para amenizar o problema. Porém, a população ainda aponta a presença dos mosquitos, que podem, inclusive, trazer doenças. Depoimento afirma que ação em árvores da região agravou o problema.  O pernilongo doméstico é o único mosquito que sobrevive às condições extremamente poluídas do rio, não tendo nem predadores nem competidores. Ali ele é o “rei” e prolifera sem dificuldade, inclusive com fontes de sangue abundantes nas margens (roedores) e áreas no entorno do rio (humanos, roedores, cachorros etc).

Especialista afirma que poluição piora o problema
A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais relembra uma conversa com Maria Anice Mureb Sallum, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a especialista, Por causa da falta de saneamento ambiental, especialmente pelo fato de o Rio Pinheiros receber elevada quantidade de esgoto in natura e ter sido transformado em “lagoa de estabilização”. As margens são sujas, com plantas que facilitam o desenvolvimento das fases iniciais de vida do pernilongo doméstico e oferecem abrigo aos adultos, machos e fêmeas.
Maria Anice ainda afirmou, na época, que muitas medidas deveriam ser adotadas pelos governantes, mas não o são ou são inadequadas e descontinuadas. Por exemplo, seria tarefa dos governantes a adoção de amplas medidas de saneamento ambiental que permitissem a eliminação dos habitats das fases iniciais de vida do mosquito, ou seja, água acumulada em recipientes e rios, riachos, lagos poluídos por esgoto doméstico e industrial. Obviamente, a população deveria colaborar, não jogando lixo em bueiros, nas ruas, nos rios, no ambiente em geral e cuidando de suas residências, evitando que as calhas acumulem água e o revestimento fique quebrado de maneira a permitir a formação de pequenas poças, além de limpar os ralos, descartar o lixo em locais adequados etc. Ou seja, mosquito é problema ambiental e, portanto, medidas de saneamento devem ser adotadas para eliminá-los ou mantê-los em baixa densidade.

Prefeitura afirma manter ação regular
A Prefeitura pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que as ações contra o Culex, conhecido popularmente como pernilongo, são realizadas rotineiramente ao longo do Rio Pinheiros e 69 pontos são monitorados no local. Neste mesmo período também é realizado o controle das larvas com uso de larvicida em conjunto com as ações de limpeza realizadas com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). As Uvis do município contam ainda com 30 máquinas de nebulizações ultrabaixo volume (UBV) para o controle do Aedes aegypti e do Culex, já adultos. A cidade também dispõe de máquinas de UBV de médio porte também para o controle dos insetos já adultos. Para reforçar a estrutura das equipes no combate ao mosquito da dengue e aos pernilongos, a SMS recebeu, no dia 25 de novembro de 2021, um aerobarco e 30 novos carros. Com esses novos equipamentos, a capital passou a contar com 79 veículos tipo picape, utilizados nas ações de nebulização e no auxílio de transporte de inseticidas e equipamentos. O aerobarco é utilizado dentro do rio Pinheiros para tratamento larvário contra o mosquito Culex.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.