15/06/2022 às 22h05min - Atualizada em 15/06/2022 às 22h05min

​Junho Laranja: atenção com as doenças do sangue!

A campanha chama atenção para doenças como anemia e leucemia, além de incentivar a doação de sangue e medula óssea
Este mês é marcado pela Campanha Junho Laranja, que tem como objetivo chamar atenção e discutir doenças que afetam o sangue, como a anemia e leucemia. A ação busca informar a sociedade sobre alterações hematológicas, além de incentivar o diagnóstico correto e o tratamento precoce.
A coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera, Alessandra Furtado Nicoleti, comenta a importância da campanha para a conscientização da população. “A anemia e a leucemia ainda proporcionam muitas dúvidas para a população. É fundamental que ambas sejam diagnosticadas precocemente, para evitar complicações mais graves ao paciente”, diz a especialista.

ANEMIA
A anemia caracteriza-se pela redução da massa total de glóbulos vermelhos (responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todo o corpo) presentes no sangue. Ela não é uma doença, mas sim uma condição, um sinal de que pode existir uma doença mais séria, como alterações genéticas, complicações renais ou deficiência de nutrientes.
Os principais sinais e sintomas da anemia são fadiga, falta de ar aos mínimos esforços ou em repouso, palpitações, sonolência e confusão mental. Para o tratamento ter sucesso, é necessário realizar o correto diagnóstico e definir a causa que levou ao processo anêmico.
“A importância do diagnóstico precoce da anemia está no fato de que os sintomas muitas vezes causam diminuição da produtividade no trabalho em adultos, e especialmente em crianças pode atrapalhar o aprendizado e o crescimento. Por isso é essencial o acompanhamento médico para tratar a causa da anemia”.
O tratamento consiste em reposição de sulfato ferroso (suplemento que reduz a deficiência do ferro no organismo, aumentando o nível de hemoglobina no sangue), vitaminas e em alguns casos até mesmo a transfusão sanguínea.

LEUCEMIA
A leucemia é o tipo mais comum de câncer entre crianças e adolescentes. De origem desconhecida, sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea (localizada na cavidade dos ossos, onde é produzido as células sanguíneas: glóbulos brancos e vermelhos e as plaquetas) substituindo as células saudáveis.
Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (LLC). Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que para cada ano do triênio 2020-2022 serão diagnosticados mais de 10 mil casos novos de leucemia no Brasil, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.
“A leucemia não pode ser evitada, visto que é desencadeada por fatores genéticos desconhecidos. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante. Contudo, levar um estilo de vida saudável, evitando fumar, por exemplo, reduz fatores de risco não só para a leucemia, mas para diversas outras doenças”.
Após o diagnóstico da leucemia, a depender das condições clínicas do paciente (idade, presença de outras doenças, ou capacidade de tolerar a terapia), o médico indica o melhor tratamento, desde quimioterapia ao transplante de medula óssea -- apesar de não ser indicado em todos os casos, mostra-se bastante promissor. Trata-se da substituição da medula doente por células saudáveis de um doador, com objetivo de retomar a produção normal das células do sangue.

SEJA UM DOADOR
“A cultura da doação de sangue e medula óssea no Brasil é baixa, o que é uma pena, pois esse ato de solidariedade ao próximo pode salvar vidas”, enfatiza a especialista.
A seguir, confira o que é preciso para ser um doador.
Doação de sangue: segundo o Ministério da Saúde, podem doar pessoas na faixa etária de 16 a 69 anos (para quem tem entre 16 e 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. Candidatos à doação com idades entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60). O doador precisa pesar no mínimo 50kg e estar em bom estado de saúde.
No momento da doação, o candidato deve estar descansado, não pode estar em jejum, nem pode ter ingerido bebidas alcoólicas ou fumado nas 12 horas anteriores. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue no organismo, e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em quatro semanas.
Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano (com intervalo de dois meses entre as doações), já as mulheres podem doar três vezes ao ano (com intervalo de três meses entre as doações). A vontade de doar sangue deve ser 100% voluntária, altruísta e não remunerada (direta ou indiretamente), independentemente de parentesco.
Doação de medula óssea: para ser um doador de medula óssea é necessário fazer o cadastro nos hemocentros conhecidos como bancos de sangue públicos. Há diversos deles espalhados por todo o Brasil. Os dados são agrupados em um registro único e nacional, chamado REDOME. Uma pequena amostra de sangue será retirada do voluntário, para ser analisada. Se os dados genéticos forem compatíveis com algum paciente à espera de transplante, o doador será chamado para a doação.
Anhanguera: Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.