09/06/2022 às 22h48min - Atualizada em 09/06/2022 às 22h48min

​Prefeitura anuncia grandes propostas para a Guarapiranga e ONG alerta para saneamento básico

No último domingo (5), Dia Mundial do Meio ambiente, ocorreu o tradicional ‘Abraço na Represa Guarapiranga’ . Este ano, porém, o encontro contou também com o protesto da Fundação SOS Mata Atlântica. Na ocasião, um vaso sanitário inflável gigante foi erguido para fazer um alerta sobre a importância do saneamento básico. Por sua vez, a  Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, lançou duas grandes propostas para requalificar a orla da represa e incentivar o turismo ecológico e náutico, onde estão localizados os dois principais reservatórios de água e mananciais. Para atingir esses objetivos, a gestão municipal vai conceder 7 parques na orla da Guarapiranga e fazer uma PPP (Parceria Público-Privada) que prevê a exploração do Santa Paula Iate Clube, em troca da reforma e reativação do complexo náutico abandonado desde o início da década de 80.

Parques e concessão
Os parques incluídos no projeto de concessão são o Guarapiranga, Barragem da Guarapiranga, Praia do Sol, Linear Castelo, Linear Nove de Julho, Linear São José e o novo parque Praia São Paulo. O prazo de exploração é de 25 anos e prevê a realização de investimentos em até 48 meses da assinatura do contrato na recuperação do patrimônio ambiental dos parques, caminhos, edificações, mobiliário e sinalização.

Plano Diretor dos Parques da Guarapiranga
Todo regramento dos parques será readequado conforme Plano Diretor dos Parques da Guarapiranga, que deverá ser respeitado integralmente, favorecendo os múltiplos usos, convívios e respeito ambiental. Considerando as diretrizes, as atribuições e as novas possibilidades de serviços que constam do projeto de concessão, o futuro responsável deverá investir cerca de R$ 21 milhões, além dos R$ 468 milhões que, projeta-se, serão gastos em custeio nos 25 anos de operação.

Infraestrutura e educação ambiental
Os responsáveis pela gestão dos parques terão, também, de desenvolver novos serviços, que incluem programação cultural voltada à promoção e uso público dos parques, criação de estruturas turísticas – torres de observação, decks de lazer, funicular e passarelas para promover o ecoturismo e educação ambiental.
Além disso, o projeto prevê o desenvolvimento de dois programas de valorização do meio ambiente: Parque Escola e o Programa de Requalificação Ambiental, que inclui a remoção de lixo nos corpos hídricos dos parques, implantação de ecobarreiras, contenção de erosão de taludes e assoreamento, plantio de mudas e a retirada de algas das margens.

PPP e turismo náutico
A outra iniciativa em curso é o projeto de Parceria Público Privada (PPP) para reforma, restauro, conservação e manutenção do complexo Santa Paula Iate Clube. A parceria terá um prazo de 30 anos e envolverá a realização de investimentos no prazo de até 4 anos da data do licenciamento para a recuperação do patrimônio histórico, requalificação e implantação de nova infraestrutura.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.