09/06/2022 às 21h55min - Atualizada em 09/06/2022 às 21h55min

​Árvores cinquentenárias caem com as obras de novos prédios

A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. Moradores locais comentam sobre cortes indiscriminados de árvores cinquentenárias, dentro dos bairros atingidos pela verticalização indiscriminada de incorporadoras, com compensação ambiental totalmente fora da realidade, autorizadas pela Cetesb ou Secretarias do Meio Ambiente.

Depoimentos apontam cortes de árvores
“Quero acordar desse pesadelo! As empreiteiras fecham a rua Nazaré Paulista, em plena terça-feira (7/6) às 8 da manhã, para cortar árvores que atrapalham a passagem dos caminhões. Voto em quem tiver propostas para cuidar das feridas das nossas cidades.” L.L.C.

“Na minha rua cortaram 2 árvores gigantescas para que a escola de dança ‘Pulsarte’ fizesse seu estacionamento...”.O.R.

“A Prefeitura está cortando qualquer árvore que incomode ao comerciante e ao empresário em geral. Qualquer casa que vire comércio, pedindo, vem a Prefeitura e corta, tira. Mas e a Lei? Ora, a Lei... Pode ser árvore de 100 anos, de 20, de 10, ou até de 4 que ela mesmo plantou, a pedido de um particular.” J.B.T.

“A Prefeitura aprova. Tenho verificado. Nem replantar a que tirou replanta, mesmo a agrônoma contratada, terceirizada me falando que sim.” J.B.T.

“A resposta que obtive dos funcionários, quando requeridos por mim foi: não sei não dona... a ordem vem da prefeitura.” R.O.

“O pior é que eles vendem esses prédios com o apelo de morar em bairro tranquilo, de casinhas charmosas…. Como ter esse apelo se estão demolindo tudo?” G .W.

“Aptos de 2 dormitórios de 77 a 86m2 - +/-R$ 18mil/m2.” V.Z.

“Endereço da obra que realizou corte indiscriminado: rua Arruda Alvim com rua Cardeal Arco Verde.”

“São dois prédios altíssimos em construção, um em cada esquina.  O 1- Hyghlights Pinheiros (77 a 86 m32) e o 2 - Sky Pinheiros (Studios de 25 a 32m2) - O que derrubou a árvore é o número 2 - Rua Arruda Alvim, 180”. V.Z.

“O problema é a altura desses prédios, sombreiam toda a vizinhança, não deixam espaço para verde, jardim, nada!  Assassinam a Vida.” D.B.M.

“Multa de 10 mil por árvore cortada sem autorização da prefeitura, foi o que minha amiga levou por uma árvore dentro de casa! Tem que ter autorização justificável e aprovada!” D.B.

Prefeitura afirma não ter autorizado
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que não reconhece a ação de poda/remoção de árvore realizada hoje (07/06), na rua Nazaré Paulista, Vila Madalena. No prazo máximo de três dias, uma equipe técnica fará uma vistoria para identificar o local específico, pois a via tem muitos exemplares arbóreos, e assim apurar a denúncia da munícipe, que se constatada a remoção indevida configura crime ambiental.

Perigo de queda de árvores
“Já tem quase 1 ano que essa árvore está assim, quase caindo. Já fomos atrás pra resolverem o problema, mas ninguém faz nada. Bairro: Parque Ypê - Butantã.” A.C.

“Infelizmente...Só fazem a poda,mas não retiram. Estou com uma na calçada da minha mãe, não conseguimos arrumar...” M.S.B.

“Sabe quando vão fazer? Quando cair em cima de alguém.” V.D.

“Isso é uma vergonha...IPTU não falha e nem atrasa... revoltante.” M.A.A.C.

“Como é difícil obter algo dos órgãos públicos. Como se estivessem fazendo favor.” P.H.

“Reportagem há alguns meses, sobre a máfia das podas e remoções de árvores em SP. Ela explica porque o cidadão apresenta vários pedidos, por anos, e não é atendido.” F.C.P.C.

Prefeitura possui equipes de poda
Para efetivar essa manutenção, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza o serviço de poda, garantido por lei, que se responsabiliza pela conservação arbórea da cidade. Os serviços de poda de árvores acontecem para evitar quedas e problemas com fiação elétrica, cerca elétrica, entrada de veículos, circulação de pedestres, etc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.