09/06/2022 às 21h32min - Atualizada em 09/06/2022 às 21h32min

​Programa de recapeamento de R$ 1 bilhão beneficia vias na região

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), do publicou na edição do último dia 3 do Diário Oficial da Cidade, o Decreto nº 61.417 que estabelece para este mês de junho, o início do programa de recapeamento de vias na capital no valor de aproximadamente R$ 1 bilhão, o maior da história para recuperação asfáltica da cidade. Até 2024, mais de 20 milhões de m² serão recuperados com recapeamento, micro pavimentação e manutenção de pavimento rígido.
Todas as regiões da cidade serão contempladas, como Avenida 23 de Maio, assim como as Marginais Pinheiros e Tietê. Além destes cerca de 70 outros endereços serão contemplados.  Na região, serão contempladas Av. Magalhães de Castro, Av. das Nações Unidas, Av. Washington Luís, R. Estados Unidos e Av. Eliseu de Almeida

Melhorias
Diferente das ações anteriores, em que a recuperação do pavimento era padronizada e uniforme, é feita uma avaliação do pavimento existente por meio de levantamentos e inspeções, que permitem a aplicação do asfalto personalizado para cada via. Os materiais são os mesmos utilizados na Europa, Alemanha, Suécia e Inglaterra, e apresentam vantagens como alta resistência à deformação, maior vida útil e resistência a derrapagens.
Além disso, as empresas responsáveis entregam o trabalho com a garantia e a avaliação de técnicos que considerem que o recapeamento não apresenta nenhuma necessidade de correção. Caso haja algum dano após a finalização das obras, as empresas realizam o reparo.

Sistemas
Pela primeira vez, a Prefeitura possui o mapeamento das condições do pavimento da cidade. A administração analisa a qualidade e conforto das vias em tempo real, que são inspecionadas por dispositivos acoplados a veículos, capazes de verificar as condições do asfalto e localizar possíveis irregularidades.
Desde novembro de 2019, a Secretaria passou a utilizar o Geoinfra, sistema que permite que a gestão autorize a realização de obras na malha viária, calçadas, subterrâneo e redes aéreas, e que possa acompanhá-las durante o processo de forma digital.
Esse acompanhamento inédito permite que as vias recebam um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade. Já foram realizados levantamentos de cerca 90% das vias da cidade.

Fiscalização
Em maio de 2019 foi publicado o decreto 58.756, que estabelece critérios para concessionárias que realizam reparos no pavimento. Dentre as descrições, estão: as obras deverão ter cronogramas compatíveis com as datas previstas para o recape; em vias recapeadas há menos de um ano, só serão aprovadas obras no passeio e obras que não danifiquem o pavimento; a reparação de pavimentos danificados por abertura de valas deverá ser feita de acordo com as Normas de Pavimentação.
Caso haja irregularidades, as concessionárias com obras sem alvará de instalação ou de manutenção podem receber multa de mais de R$ 10 mi por m². Quando áreas forem danificadas em vias e passeios públicos, a multa diária é de mais de R$ 4 mil por m², e em casos reincidência, as multas são aplicadas em dobro.

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