02/06/2022 às 23h19min - Atualizada em 02/06/2022 às 23h19min

​Movimento Pró-Pinheiros entrega documento contra verticalização

O movimento Pró-Pinheiros, que nasceu contra a verticalização que tomou conta do bairro, entregou um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas ao Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento. Os moradores locais se organizaram há um ano contra o adensamento desenfreado do bairro.
O movimento entende que, embora as construções estejam espalhadas por todo o bairro, a concentração de obras na Rua dos Pinheiros, suas transversais e paralelas, assusta quem mora e circula pela região. Um excesso de adensamento construtivo, e populacional, que ainda não permite mensurar os impactos ambiental e urbanístico em uma situação futura, sem dúvida descontrolada.

Pró-Pinheiros entrega a secretário abaixo-assinado
Ontem (2 de junho), representantes do movimento Pró-Pinheiros em audiência com Marcos Duque Gadelho, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento , entregaram o abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas pedindo que seja mantido o último quadrilátero baixo de Pinheiros.
O quadrilátero mencionado é delimitado pelas ruas dos Pinheiros e a Arthur Azevedo, engloba as ruas Mateus Grou, Estela Sezefreda, Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, Pascoal Del Gaizo e Dr. Phídias de Barros Monteiro. Essas duas últimas, com suas casinhas charmosas, formam uma vila verde (daquelas que fecham os portões à noite). É um recanto aprazível, batizado como Vilas do Sol, que soma 38 casas e atrai visitantes do entorno pela sua beleza e tranquilidade. Serve também de respiro para o bairro, facilitando a circulação de ar. O documento solicita que a região seja considerada e respeitada como Zona Predominantemente Residencial (ZPR) e seja excluída das Zonas Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (ZEUS). O pedido visa proteger a região da especulação imobiliária e da verticalização que ocorre em todo o bairro. A petição tem como objetivo impedir construções acima de três andares no local.

Outras demandas
Na audiência, representantes do Pró-Pinheiros apresentaram ainda outras demandas ao secretário, relativas à preocupação do movimento com a deterioração do bairro causada pela verticalização desordenada.
A entrega do abaixo-assinado coincide com o aniversário de um ano do movimento Pró-Pinheiros. O marco foi o primeiro encontro público dos seus integrantes, realizado em 22 de maio do ano passado. Neste ano, o Pró-Pinheiros organizou diversas manifestações em prol da preservação do bairro diante das massivas demolições e a crescente verticalização inadequada. Neste período, organizou duas caminhadas de conscientização dos problemas na região e um abraçaço em torno de sete casas da década de 40 que seriam derrubadas (e foram) na rua Arthur Azevedo, esquina com a rua Joaquim Antunes.
Recebeu também 30 estudantes da Faculdade de Urbanismo e Arquitetura (FAU) da USP, acompanhados de professora, para um percurso de observação e estudo sobre a situação crítica enfrentada pelo bairro.O Pró-Pinheiros tem sido um exemplo de mobilização popular e de organização de cidadãos para cuidarem de seu bairro.
Veja o abaixo-assinado emhttps://bit.ly/manifesto-pinheiros-unico-quadrilatero

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.