02/06/2022 às 23h04min - Atualizada em 02/06/2022 às 23h04min

​Comunidade dos Predinhos de Pinheiros mostra respeito e união por tradição ao patrimônio local

No dia 27 de maio, caminhões insistiram e despejaram asfalto sobre as ruas tradicionais de paralelepípedo, dentro do quadrilátero tombado dos ‘Predinhos da Hípica’ no centro do bairro de Pinheiros, desafiando novamente a comunidade. Diante disso, os moradores e comerciantes locais se uniram e impediram mais um erro de órgãos públicos, solicitando a interrupção imediata dessa iniciativa. A investigação dos motivos que levaram ao acontecimento, mostrou que a Sabesp, responsável pela situação, informou que irá tomar as medidas cabíveis dos erros grosseiros das companhias contratadas.
Na ocasião, a Associação dos Moradores e Amigos dos Predinhos de Pinheiros (AMAPP), em nota, afirmou na ocasião que “é total absurdo fazer cobertura asfáltica do paralelepípedo do Quadrilátero Tombado de Pinheiros. O local afetado é Rua Mourato Coelho, altura do número 250. O piso é a estrutura originária das ruas da região e garantem permeabilidade necessária às vias de trânsito. Além do mais funcionam como um redutor natural de velocidade dos carros e motos, promovendo segurança e uma maior tranquilidade aos moradores e comerciantes.
Muitos moradores se manifestaram e solicitaram a interrupção e retirada do piche despejado no local e diante de respostas e orientações vagas, organizaram uma vigília para aguardar a chegada dos encarregados dos serviços para cobrar esclarecimentos.

As ações surtiram efeito e a obra foi parada, com a remoção do asfalto
“Hoje a Comunidade dos Predinhos de Pinheiros deu um show de cidadania. Junto com os amigos do Pró-Pinheiros, o que poderia ter sido considerado um jogo perdido, se tornou a vitória do patrimônio da região tombada dos Predinhos. Amanhecemos com um trecho da Benjamim Egas coberto de pixe e maquinários prontos para terminarem um trabalho de asfaltamento”.

Tombamento
“Desde que conseguimos o tombamento dos prédios do Quadrilátero que passamos a ter preocupação redobrada com a preservação dos paralelepípedos, tão característicos e que nos trazem tantos benefícios: temperaturas mais amenas, drenagem e diminuição da velocidade dos carros e motos e uma estética particular”.

Discussões e união
“A altura dos prédios, seus tons de fachada, os jardins circundantes, a Escola Fernão Dias, os pequenos comércios resistentes, a camaradagem; as discussões mediadas como Carnaval, os cachorros e seus donos, a Feira e o Sebo”.

Sucesso e respeito à comunidade
“Em tempo recorde conseguimos acionar a nossa malha de apoio e contatos. Órgãos públicos, Secretarias, chamadas no 156, imprensa. E chegamos agora a noite na cena final que é a retirada de asfalto e mais uma vez a conscientização de que o Quadrilátero é respeitado; que as permissionárias e poder público sabem de que se trata de uma localidade com a voz de seus moradores. E seus moradores passaram o dia passando pistas e informações uns aos outros. E agora olhamos uns aos outros, quase incrédulos: conseguimos? Conseguimos e merecemos aplausos. Fizemos tudo muito bem feito”.

Prefeitura não autorizou
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), esclarece que a Rua Mourato Coelho foi asfaltada sem o seu conhecimento ou autorização. A responsabilidade da pavimentação indevida é da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A Secretaria, surpreendida pela notícia, se solidariza com a comunidade e avalia junto à Coordenadoria de Posturas Urbanas (COPURB) as medidas que serão adotadas em relação à concessionária. Nos primeiros meses de 2022, a Sabesp foi multada em mais de R$16 milhões de reais, por obras de recomposição asfáltica que não atenderam às legislações vigentes.
A multa é aplicada nos casos em que as determinações do município não são cumpridas. Desde o início da implantação do GEOINFRA, em 2019, foram protocoladas 48.110 irregularidades. Destas, 39.425 são de responsabilidade da Sabesp, sendo 94% declaradas em situação emergencial.
Para mais informações sobre o GEOINFRA assista ao vídeo: https://www.facebook.com/watch/?v=440012233588176

Sabesp informa que tomará as medidas necessárias
A Sabesp informa que o pavimento na rua Benjamim Esgas, esquina com Mourato Coelho, em Pinheiros, foi recuperado na sexta-feira (27) por empresa terceirizada que presta serviços em obras na região. A Companhia não tem obras nesse trecho. A Sabesp lamenta o ocorrido e esclarece que tomará medidas administrativas cabíveis em relação à empresa contratada.

Associação critica planejamento
A AMAPP enxerga com grande preocupação este tipo de equivoco que reflete a falta de precisão no planejamento e execução dos trabalhos das permissionários na municipalidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.