02/06/2022 às 22h45min - Atualizada em 02/06/2022 às 22h45min

​População em situação de rua aumenta na região

Em virtude da crise econômica, a população em situação de rua tem aumentado na Capital. Para melhorar o acolhimento à população em situação de rua, durante a Operação Baixas Temperaturas, a Prefeitura de São Paulo adota medidas no Sistema SP 156 para priorizar esses atendimentos. O SP156 atende 24 horas em seus três canais: Portal, App e Central Telefônica. Moradores falam do aumento deste público na região.

Moradores trazem depoimentos
“Tenho presenciado o aumento na quantidade de moradores de rua na região. Ja há duas “barracas”  na calçada da ‘C&C - Casa e Construção’ que ocupa toda a calçada, na Rua Aureliano Guimarães,  e presenciei diversas vezes grupos de homens se embebedando no começo da noite, em frente à ‘Smart Fit’.  Deixam grande quantidade de lixo, garrafas de pinga e fezes humanas no passeio. Vamos ajudar essas pessoas e contribuir para evitar que o bairro vire uma extensão do que ocorre no centro de São Paulo”. A.P.

“Basta solicitar uma abordagem por meio da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), que funciona 24 horas por dia, e pode ser acionada por meio da Central 156. O pedido pode ser anônimo, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação: endereço da via, citar pontos de referência, características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada”. M.N.

“As pessoas em situação de rua também podem procurar os serviços de acolhimento espontaneamente. Caso o local procurado já tenha a sua ocupação total preenchida, os profissionais que atuam nos serviços deverão prestar o primeiro atendimento, protegendo-os do frio enquanto articulam uma vaga na rede de acolhimento.“ R.A.

“Tem o serviço de acolhimento na Francisco Pessoa. Mas, quando eles não se enquadram a regra eles não podem entrar e ficam pela praça ou ruas do bairro. Mesmo achando que o centro de acolhimento está localizado no lugar errado devido ser um local escondido,  sem fácil acesso por meio de ônibus e metrô. Eles vêm fazendo um trabalho bem legal de limpeza e conservação da praça ao lado do centro.” D.R.

“O ponto de táxi em frente ao Centro Empresarial em frente ao Tivoli Center (calçada da Smart Fit) também está com um barraca.” T.G.

“Infelizmente é uma situação triste mas não podemos permitir. Começa assim e depois vem a Cracolândia que está se espalhando pela cidade! Além disso está tendo muitas barracas de vendas. Entendo que precisam trabalharem, mas existem locais para isso!” A.H.

“Já chamaram a assistência social para a pessoa que está numa barraca na Aureliano, mas ele se recusa a aceitar ajuda. Não tem como obrigar, usar truculência para tirá-lo dali.” L.C.B.

Secretaria aponta locais de acolhimento na região
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) realiza atendimentos diários na rua Aureliano Guimarães e em todo território do Campo Limpo, zona sul de São Paulo. No entanto, no caso citado, as pessoas não aceitam acolhimento.  A SMADS destaca que na região existem os serviços Centro de Acolhida Campo Limpo e República para Adultos São Bento. O território conta ainda com outros da rede socioassistencial que podem ser acionados por meio do Cras, Creas e Centro POP.
Os orientadores socioeducativos de Seas abordam diariamente adultos, idosos, crianças e adolescentes que vivem em situação de rua ou de vulnerabilidade social, com o objetivo de proporcionar acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas, bem como desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar.
Prefeitura faz melhorias no 156 para agilizar atendimento à população em situação de rua
As melhorias consistem na intensificação do monitoramento da infraestrutura do serviço e expansão do quadro de operadores da Central Telefônica, em especial entre 18h e 6h, para assegurar que todas as ligações sejam atendidas com o mínimo tempo de espera. Inclusive, no caso do Portal SP 156, o serviço de acolhimento à pessoa em situação de rua foi incorporado à tela de pop-up e priorizado na aba principal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.