31/03/2022 às 22h52min - Atualizada em 31/03/2022 às 22h52min

​Obras de revitalização começam na Usina São Paulo sobre o Rio Pinheiros

A antiga Usina da Traição foi concedida à iniciativa privada. O entorno do rio contará com cafés, restaurantes, escritórios e outros equipamentos públicos. Além disso, foi entregue a nova subestação de abastecimento elétrico da Usina, administrada pela EMAE, às margens do Rio Pinheiros.
A modernização do espaço, que será realizada por meio do consórcio Usina São Paulo SPE S.A, vencedor do processo de concessão, prevê a implantação de restaurantes, lojas nacionais e internacionais, cinema ao ar livre com a maior tela da América Latina, escritórios, rooftop com cafés e restaurantes, mirante com vista 360º, academia e outras atrações. A ação faz parte das medidas adotadas pelo Estado para aproximar as pessoas do rio por meio de novos espaços de esporte e lazer. Esta convivência é possível graças aos avanços do saneamento básico na bacia, que está realizando tratamento dos efluentes de mais de 1,6 milhão de pessoas – equivalente à população de cidades como Guarulhos e Porto Alegre. 
O Consórcio Usina São Paulo é formado pelas empresas Kallis Administração e Participações Eireli, Nacional Shopping Planejamentos e Reestruturação de Shopping Center Ltda. e Concessões e Participações BR Ltda. O prazo de concessão estabelecido no edital vai até novembro de 2042.

Parque Bruno Covas
O espaço abrange dois trechos: um de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal, e outro, de 8,9 quilômetros, entre as pontes Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, nas proximidades da ponte do Jaguaré.
Os dois trechos serão contemplados com a criação de novas áreas verdes e manutenção dos plantios existentes; áreas de descanso e alimentação; facilidades e serviços voltados aos ciclistas; banheiros; assistência de primeiro-socorros; conexão intermodal com as ciclovias e com as estações de ônibus, Metrô e CPTM; entre outros. Também estão previstos no projeto mais três centros de convivência, o Parque Global, o Cidade Jardim e o Pomar Urbano.
No total, o investimento privado é de R$ 58 milhões e a revitalização será realizada pelos consórcios Parque Linear Novo Rio Pinheiros no trecho 1; e Parque Novo Rio Pinheiros no trecho 2, selecionados por meio de Chamamento Público. 
Este conjunto de ações tem o objetivo de revitalizar a área do rio, propiciar novos espaços de lazer e fazer com que a população frequente estes espaços. Paralelamente está em andamento o eixo de despoluição, que já conectou mais de 462 mil imóveis à rede de esgoto e entra agora na fase de instalação das Unidades Recuperadoras, que farão o tratamento da água nos córregos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.