31/03/2022 às 22h45min - Atualizada em 31/03/2022 às 22h45min

​Ruas SP e Parklets são iniciativas diferentes, mas recebem protestos da população

O Projeto Ruas SP, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), e o Parklet, da Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB), são projetos da Prefeitura destinados a oferecer à população espaços de convivência nas ruas. Entretanto, ambos também têm reclamações dos moradores, que mostram problemas de abuso dos estabelecimentos nas calçadas e acidentes destruindo parklets com veículos, em ruas estreitas.

Porém, os espaços ainda são confundidos
“Se o espaço é ‘de uso livre da população’, podemos chegar de manhã, quando o mobiliário do restaurante não está instalado e ocupar o espaço? Levar churrasqueira, cadeira de Praia e passar o dia lá?” A.O.

“Então a esperança aqui na região de que a rua Ferreira de Araújo (que inclusive tem uma linha de ônibus e é mão dupla) e a rua Vupabussu voltem a ter certa normalidade é um sonho distante. Nada de desobediência civil pacífica e churrasco nos Parklets.” E.O.

“A comunidade pode questionar o ato, principalmente por causa das linhas de ônibus. Importante também observar se tem bueiro no local, etc”. R.G.

“Na rua Guaicuí, os próprios bares fecham a rua com mesas e cadeiras... E por aí vai. Morar em Pinheiros não é para amador não...” D.A.R.

Ruas SP
O Projeto Ruas SP foi autorizado pelo Decreto 59.877/2020 e permite que bares e restaurantes ocupem espaços públicos da cidade, mais precisamente a faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regular, com mesas e cadeiras para o atendimento dos clientes. Trata-se de uma iniciativa da SMUL e tem como objetivo contribuir para a retomada econômica pós-pandemia e reduzir os riscos de transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) informa que o Projeto Ruas SP é destinado, exclusivamente, para o atendimento dos clientes de bares e restaurantes participantes desta iniciativa do Município.

Parklet
Já no caso do Parklet, o espaço é de uso livre da população. São plataformas de madeira instaladas em frente a estabelecimentos comerciais e equipadas com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de ginástica ou outros elementos de mobiliário urbano com a função de recreação ou manifestações artísticas. É uma preocupação da Prefeitura de São Paulo que a cidade retome suas atividades, após a crise sanitária, de forma segura e organizada. Os projetos Ruas SP e Parklet são algumas das iniciativas da atual gestão que vão ao encontro desse objetivo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.