31/03/2022 às 21h30min - Atualizada em 31/03/2022 às 21h30min

​Dark Kitchens cozinhas industriais 24h continuam tirando o sono da população

De repente, à revelia do Plano Diretor que impõe regras de proteção aos bairros residenciais, as “Dark Kitchens” ou cozinhas fantasmas chegaram nas áreas mais sossegadas, causando problemas infinitos e preocupação para todos os moradores. Essas instalações enormes, são cozinhas focadas para atender pedidos por aplicativos. Por se tratar de um atividade ainda não regulamentada na cidade de São Paulo, os empresários “se utilizam de uma brecha na legislação para operar como se fosse um único restaurante”. No entanto, não se trata de um , mas de um complexo de restaurantes que funciona sete dias por semana, muito além do horário comercial.

Caso absurdo
Os locais escolhidos para instalação desses megaempreendimentos não comportam esse tipo de atividade.  O acesso, normalmente é feito dentro dos bairros, ou avenidas coletoras de acesso restrito para passagem de carros, como é o caso absurdo da Abílio Soares, na Amaro Cavalheiro, na Fradique Coutinho ou na Frei Caneca. “Imaginou os caminhões transitando nessas ruas? Caminhões que levam alimentos, embalagens, bebidas 24 horas?”
Há um aumento expressivo na circulação de entregadores, com a estimativa de mais de 1.000 entregas por dia. “Já imaginou os impactos desse fluxo completamente inadequado à infraestrutura de qualquer região da cidade, como o Pinheiros, Brooklin, Lapa, Vila Romana, Butantã, Ibirapuera e Panambi?”

Barulho contínuo
Coifas de cozinha industrial funcionam muito além do horário comercial, além do vaivém das motos com suas buzinas constantes e manobras pirotécnicas de velocidades 24 horas por dia! Além do odor de frituras se espalhando pela região. E os caminhões descarregando. E as limpezas após o término de cada turno.
Frontalmente contra a atual legislação, são inúmeros os relatos de moradores extremamente insatisfeitos com a instalação desses empreendimentos, que estão causando uma verdadeira corrida aos instrumentos jurídicos e às subprefeituras para interditá-las.
Matéria do G1 aponta reclamações de barulhos, que chegam a ser comparados com “turbina de avião”. Os barulhos também não se resumem apenas à cozinha, mas a quantidade de motoboys que frequentam os locais. Além dos ruídos, a gordura dos alimentos das cozinhas também seriam um grande problema, com os odores e a impregnação nas roupas e nos imóveis próximos.
 A reportagem aponta que há embargos sobre o tema. Ação no Ministério Público com laudos técnicos sobre impacto do serviço paralisou a obra na Zona Sul. Uma das conclusões dos estudos classificou a atividade como processo industrial, o que estaria fora dos padrões de zoneamento no local. “Modelo 100% delivery, viralizou durante a crise maior da Covid, segurou diversos negócios e se firmou com  mais um canal de vendas. Mas há desafios, como atrair clientes sem estar em um pondo de venda e pós pandemia.” (Diário do Comércio)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.