24/03/2022 às 23h09min - Atualizada em 24/03/2022 às 23h09min

​Obras no Córrego Itararé necessitam de maior atenção e agilidade

Com as chuvas de verão, as enchentes tomam conta da cidade. Um dos aspectos que podem ser salientados é a questão dos córregos. As devidas canalização e limpeza são necessárias para que inundações não ocorram, provocando problemas às populações em seus entornos. O córrego Itararé, localizado no bairro do Monte Kemel (Vila Sônia), pode ser um exemplo disso. Prefeitura continua a difícil obra, pois tem que promover a retirada de imóveis clandestinos no seu leito. Sabesp informa que realizou a captação de esgoto para mais de 14 mil famílias.

Moradores locais dão depoimento
“Obras de melhorias e canalização do Córrego Itararé (que nasce no Parque Linear Itararé, junto à avenida Gethsêmani), foram iniciadas, mas estão em ritmo lento. Uma das razões deve ser pela invasão de casas em cima do leito do córrego, onde a Prefeitura não consegue remover os moradores. O córrego é hoje uma sujeira permanente desde a sua nascente no Jardim Monte Kemel. Na realidade o córrego faz parte do Parque Linear Itararé, que nunca foi implantado pela municipalidade e foi tomado por comunidades, com ‘gatos’ de energia elétrica, água e internet...”, afirmam os moradores.

Sabesp implementou tubulação
A Sabesp informa que não há obra inacabada que seja de sua responsabilidade no entorno do correto Itararé. A Companhia implantou uma tubulação para o transporte de esgoto para tratamento (coletor-tronco Itararé) como parte das obras do programa Novo Rio Pinheiros. O coletor entrou em funcionamento em fevereiro de 2022 e leva o esgoto de mais de 14 mil imóveis para a Estação de Tratamento de Esgotos Barueri. Foram obras executadas em método não-destrutivo, ou seja, subterrâneo, causando o menor impacto possível a moradores e trânsito. Não houve remoção de famílias.
No entorno do córrego Antonico, a Sabesp também realizou obras no âmbito do Novo Rio Pinheiros para criação de 400 ligações de imóveis à rede coletora de esgoto e interligação de outras 7.100 à essa rede existente, beneficiando mais de 7,5 mil famílias na região. Essas obras também já foram concluídas (dezembro de 2021).
Conforme já informado anteriormente a este jornal, as obras da Unidade Recuperadora da Qualidade (UR) Antonico estão em andamento e são parte importante do Novo Rio Pinheiros, com o objetivo recuperar a água do córrego, devolvendo-a limpa a seu leito. Também conforme informações anteriores, a obra possui as autorizações necessárias e fará as compensações ambientais previstas. Mais informações do programa podem ser acessadas em https://novoriopinheiros.sp.gov.br/

Subprefeitura afirma manter a limpeza dos córregos 
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informa que para reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas na Bacia do Córrego Antonico, no entorno do Estádio do Morumbi, na Zona Sul, está trabalhando no desenvolvimento dos projetos necessários para a construção de dois reservatórios, o primeiro, sob a responsabilidade da SIURB  será implantado entre as ruas Corgie Assad Abdalla, João da Cruz Melão e Av. Giovanni Gronchi, na Praça Roberto Gomes Pedrosa. E o segundo, localizado no encontro das ruas Floriano Peixoto Santos e Horácio Bandieri, na Praça Alfredo Gomes.
Junto, os reservatórios poderão armazenar até 177,5  mil m³ de água, o equivalente a 71 piscinas olímpicas. O contrato, prevê, ainda, a elaboração dos estudos para construção de novas galerias fechadas, além da substituição das galerias existentes no trecho entre as ruas Floriano Peixoto Santo, Dona Mariquita Julião e Av. Giovanni Gronchi. Os projetos serão concluídos até este semestre, com investimento de R$ 1,5 milhão.
A Subprefeitura Butantã, informa que trabalha diariamente na limpeza e manutenção de seus córregos e piscinões. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Subprefeitura Butantã realizou a limpeza de mais de 23 mil m² de margens de córregos e 2,4 mil metros lineares de leitos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.