24/03/2022 às 21h09min - Atualizada em 24/03/2022 às 21h09min

​Problemas de trânsito aumentam e a CET abandona a região

No período de chuvas a paralisacão dos semáforos é constante. A falta de sincronização, modernização dos equipamentos e abandono das sinalizações e placas nas ruas, é ‘marca registrada’ da possível ‘sucateada’ CET, que não atende as reivindicações de moradores e motoristas. Reclamações aumentam e o Secretário Ricardo Teixeira precisa tomar providências urgentes.

CET um órgão público sucateado?
Sem uma direção eficiente e com péssimos serviços prestados à comunidade, a CET-Companhia de Engenharia de Tráfego parece um órgão público sucateado. Não consegue a modernização dos semáforos na capital, nem sincronização mínima nas principais avenidas e manutenção da sinalização nas ruas. Mesmo com apoio de verbas de empresas, que são geradoras de polos de tráfego e com verbas milionárias, não consegue implantar a modernidade para facilitar e melhorar o nosso trânsito. Em nossa região de Pinheiros, Butantã, Morumbi e Santo Amaro, e em toda a cidade, garoou ou choveu, os semáforos param de funcionar completamente. E complicam o trânsito.
O Grupo 1 de Jornais- Gazeta de Pinheiros tem denunciado, com muitos relatos de moradores, a verba de mais de R$ 1 milhão que a CET recebeu do Colégio Santo Américo (Mosteiro São Geraldo) - Polo Gerador de Trânsito - para fazer melhorias na Av. Giovanni Gronchi e outras travessas, além da sincronização e implantação de semáforos inteligentes. “Foi feito muito pouco, mas a sincronização na via, do Estádio do Morumbi até nas proximidades do Shopping Jardim Sul, maior reivindicação dos moradores, não foi feita e ‘ficou para outra época...’. É um dos locais de maior congestionamento após as 16 horas diariamente. E com o perigo iminente de assaltos, roubos e sequestros na área, pois há várias comunidades ao redor. Outro ‘esquecimento’ são as placas de trânsito, indicação de ruas e sinalizações gerais. Em toda a região estão caídas, retorcidas e sem nenhuma manutenção. A empresa de economia mista, que faz parte da Secretaria Municipal de Mobilidade do Trânsito, precisa passar por uma reformulação geral e modernidade, para acompanhar o crescimento e o caótico trânsito da capital”, concluem os moradores.

Sincronia semafórica
Sobre a reclamação de falta de sincronia semafórica em parte da Av. Giovanni Gronchi, o que acarretaria problemas de fluidez no pico tarde, a CET  enviada  informa que os equipamentos que controlam os cruzamentos são ‘sincronizados’ por GPS. ”Se estão sincronizados por que não evitam congestionamentos nos horários de ‘pico’?”, perguntam os motoristas que sofrem diariamente neste local? 
“Ocorre que a avenida possui uma faixa de tráfego geral na maior parte do percurso, e o volume de veículos que chegam para passar pela avenida, em alguns horários, é superior à capacidade viária. No pico da tarde, esta situação se potencializa e os tempos semafóricos são dimensionados para atenuar este efeito. A CET ressalta que a avenida é monitorada diariamente para identificação e retirada de interferências e os tempos semafóricos são revisados continuamente, visando melhorar as condições de segurança e fluidez do local”, informa a CET. “Os profissionais do órgão público precisam verificar nos locais. Raramente vemos os ‘amarelinhos’ na região”

Polo gerador de tráfego
Em atenção ao andamento do cumprimento das diretrizes pelo polo gerador de tráfego Mosteiro São Geraldo (Colégio Santo Américo), a CET informa que supervisiona tecnicamente o cumprimento da Certidão de Diretrizes quanto às melhorias viárias nela fixadas. Este acompanhamento é uma atividade rotineira da Companhia.
 Sobre a licitação de modernização do parque semafórico, a CET informa por fim que irá aguardar a decisão do TCM sobre a inserção dos semáforos na PPP da Iluminação.

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