17/03/2022 às 23h22min - Atualizada em 17/03/2022 às 23h22min

​Sabesp contesta reportagem da Gazeta de Pinheiros sobre infestação de pernilongos

Na última edição da Gazeta de Pinheiros- Grupo 1 de Jornais, a reportagem sobre a invasão de pernilongos na região, causou polêmica entre a Sabesp, Subprefeituras e a denúncia dos moradores publicada pelos jornais. A empresa de economia mista, informa que nunca foi responsável pelo problema dos pernilongos, muito pelo contrário, age contra insetos daninhos, fornecendo água da melhor qualidade e tratando cada vez mais o esgoto da cidade.
A Gazeta prima há mais de 65 anos pelos seus moradores, que são os verdadeiros donos dos jornais, com pautas, reclamações e reivindicações. Assim, recebemos dezenas de denúncias de aumento de infestação de pernilongos, principalmente na área que a empresa, autorizada pela Cetesb, está realizando obras de saneamento, “mexendo” nos córregos e galerias subterrâneas, junto com Subprefeituras, para despoluição dos mesmos.

Depoimentos
“Aqui na região do Jardim Monte Kemel, perto do Cemitério Gethesemani, obras da Subprefeitura e Sabesp mesmo de melhorias, aumentou muito o ‘ataque’ dos insetos. Veículos da Sabesp interromperam várias ruas. Somos um condomínio com mil unidades, e não tem morador que não reclame do fato.” N.B.

“O córrego Itararé está passando por obras intermináveis, pois tem invasão de moradores no seu leito, o que dificulta mais ainda. A Subprefeitura tentou fazer uma limpeza, mas sem sucesso e durante semanas, carros da Sabesp fecharam as ruas próximas, para intervir de várias formas na captação, acreditamos de esgoto. Desde está data, a  frequência de pernilongos aumentou.” S.V.

“Sou vizinho da obra da Sabesp em frente ao Estádio do Morumbi na Av. Jorge João Saad. Desde que, segundo a Sabesp, foi autorizado o corte de dezenas de árvores do bosque de nosso bairro, a empresa contratada terraplanou o terreno e com o trânsito intenso de caminhões, inclusive até altas horas da noite, sumiram todos os pássaros e animais e apareceram nuvens de pernilongos, que nos atrapalham dia e noite. Nunca tivemos este problema no Morumbi.” A.C

“Moramos em condomínio próximo ao rio Pinheiros e ao contrário que afirmam, o ‘ataque’ de pernilongos aumentou muito. Acreditamos que em razão de estarem alterando algum processo de tratamento. Em nossa região, carros da Sabesp percorrem frequentemente as ruas e fazem trabalhos nos logradouros. Acreditamos que em breve está situação deve melhorar.” M.C.

Estes são alguns dos depoimentos de leitores e moradores da região, que a Gazeta credita veracidade e dá atenção total. *O nome completo não é publicado, a pedido dos mesmos.

Projeto Novo Rio Pinheiros
A Sabesp e o Governo do Estado fazem um vitrine do projeto, que pode melhorar muito a situação de calamidade do rio Pinheiros. Todos torcem pelo sucesso da limpeza, apesar de não acreditarem na despoluição de DBO 30 – forma de medir a carga orgânica e química que chegam aos rios- (Ele já esteve acima de DBO 100), pois desde a década de 1990 e gastos astronômicos de dinheiro público, foram inutilizados com sistemas de flotação e outros, totalmente ultrapassados. “Até dezembro de 2022, os 25 km do Pinheiros estarão em condições de vida aquática e se tenha uma água boa, que as pessoas queiram frequentar e utilizar”, explica Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente.
Unidades de despoluição no meio de residências
A instalação de uma Unidade de Tratamento da água poluída do córrego Antonico é um grande problema a ser enfrentado. Em recente palestra da Sabesp na Subprefeitura do Butantã, realizada por Arisnandes Antonio da Silva, coordenador de Planejamento e Controle da Superintendência de Gestão de Empreendimentos, foi enaltecido o projeto e as dúvidas da comunidade e do CADES Butantã ficaram sem respostas objetivas.
*Moradores querem saber por que a Sabesp pediu e teve pronto atendimento da Cetesb (que prima pela conservação de áreas verdes), do corte de 250 árvores frondosas de um bosque municipal (?).
*E por que não foi feita está obra em vários outros locais possíveis, sem retirada da vegetação, como atrás do clube social do São Paulo F.C. ou outro na av. João Saad ou mesmo próximo ao encontro do Rio Pirajuçara, com grandes áreas existentes, longe de comércio e residências?
A Unidade do Morumbi, vai usar o mesmo projeto de flotação, que já foi reprovado anteriormente, e segundo ambientalistas vai trazer problemas de saúde pública e maior infestação de pernilongos e outros insetos na área, pois o lodo excedente e o lodo químico, que se acumulam, terão que ser transportados por caminhões e não devem ser descartado em URs, ligados a coletores tronco.

Sabesp reforça importância da UR
A Sabesp informa que a Unidade Recuperadora da Qualidade (UR) Antonico é parte importante do programa Novo Rio Pinheiros e tem como objetivo recuperar a água do córrego, devolvendo-a limpa a seu leito. Não se trata de piscinão nem de uma estação de tratamento de esgoto, mas de uma solução inovadora e essencial para a despoluição do rio Pinheiros e a melhoria da qualidade ambiental da região do Antonico, onde a ocupação irregular não deixou espaço para a implantação de redes tradicionais de coleta.
A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo à vida na cidade. Desde 2019, já foram conectados à rede de esgoto mais de 538 mil imóveis ao sistema de tratamento de esgoto, número superior à meta inicialmente estipulada de 533 mil imóveis.

foto: 
Obras da Unidade de Recuperação do Córrego Antonico de esgoto puro, retirou 250 árvores e durante as chuvas se transformou em um “piscinão”, local ideal para a proliferação de pernilongos. Subprefeitura condenou a obra, instituições, ambientalistas e a comunidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.