10/03/2022 às 22h17min - Atualizada em 10/03/2022 às 22h17min

​“Abrace a Mata Esmeralda” dia 12 e ajude a preservar esta grande área verde

Com mais de 472.835 metros quadrados, a Mata Esmeralda faz divisa com os bairros da Jardim Rosa Maria, Guarau, Jardim Esmeralda, Jardim Lúcio,  de São Paulo, no distrito do Butantã, e pequeno trecho no bairro Jardim Monte Alegre do município de Taboão da Serra. Sua biodiversidade está relacionada com a Mata Atlântica, assim como também possui características da Serra do Mar. Em seu interior, encontram-se diversas fontes de recursos hídricos, com lagoas e nascentes. Mas esta grande área verde está ameaçada por novos e invasores loteamentos, o que fez a comunidade se unir em um ‘grande abraço à Mata’, no sábado, dia 12.

Do Butantã ao Taboão
A área que dá início à Mata Esmeralda, começa nas proximidades da Avenida Engo. Heitor Antônio Eiras Garcia, do lado esquerdo, em direção ao Taboão. “Ela é remanescente da Mata Atlântica e está em diversos estágios, porém tem maciços em franca recuperação e uma rica flora.”

Processo de loteamento
Ambientalistas conseguiram detectar pelo ‘Geosampa’ que há processos para loteamento e parcelamento daquela área toda. De acordo com os moradores, ela era uma grande fazenda, como a maior parte das terras da região do Butantã. O dono faleceu e os filhos então, iniciaram as mudanças.  Há também, o bairro Rosa Maria, vizinho da área, onde foi constatado no ‘Geosampa’ outro processo com uma solicitação de licença para fazer um loteamento, registrado em cartório. “A questão é que esses pretensos empreendimentos estão previstos numa mata maravilhosa e importantíssima que jamais deveria ser fatiada, posta abaixo ou suprimida”, explicam os moradores.

Amigos da Mata
No sentido de aprofundar as informações sobre a área, foi feito um dossiê pelo Grupo de Trabalho Técnico deste coletivo (Amigos da Mata Jardim Esmeralda), que será encaminhado a órgãos com competência para balizar os processos na direção da conservação, como o conselho de defesa do patrimônio histórico, artístico, arqueológico e turístico do Estado de Pão Paulo (Condephaat) e outros.

Impacto ambiental como social em toda região
Com base nos documentos oficiais obtidos junto ao 18º Registro de Imóveis, a proprietária da área verde Mata Esmeralda é a empresa Carvalho Hosken S/A Engenharia e Construções, com sede no município do Rio de Janeiro que tem como representante e parceira no empreendimento a Gafisa S.A.
“Para impor ainda mais terror na população que quer preservar a mata, o empreendimento denominado ‘Nova Pinheiros” incluiu toda área que se inicia na Avenida Diogo Gomes Carneiro na região da mata e se entende até a rua Inácio Lobo Araújo. Além do loteamento há outros três projetados denominados como: ‘Villa Felicitá A’; ‘Villa Felicitá B’ e ‘Villa Felicitá C’.
Dossiê
“Criamos um dossiê, atestado por nós naturalistas, ambientalistas e ativistas do meio ambiente da capital. Quanto mais são aprofundados os estudos e discussões, mais motivos aparecem para defender a conservação da Mata Esmeralda, dentre aspectos físicos, biológicos e principalmente: a identidade dos bairros e do Butantã, por inteiro. Com a ausência da atuação poder público,  a população residente percebeu que existem alguns riscos com relação à segurança nos arredores da mata. “Esta integração entre moradores compõe o chamado “Coletivo Amigos da Mata Esmeralda”, e conta com atuação técnica e participativa, prezando pelas diretrizes do código florestal com relação à conservação da Mata Atlântica do Estado em área de zoneamento = Zepam, Zeis 1- 3 -5.” O presente levantamento foi realizado por Elisa do Nascimento e Angela Baeder.

“Abraço na Mata” dia 12
E para alertar toda a cidade de São Paulo e agregar os ambientalistas na preservação desta importante área, os moradores da zona oeste da cidade, organizados e mobilizados estão convocando a todos para um enorme e caloroso abraço na Mata Esmeralda neste sábado, dia 12, às 9 horas da manhã.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.