10/03/2022 às 22h09min - Atualizada em 10/03/2022 às 22h09min

Pernilongos continuam atormentando a todos. Moradores culpam a Sabesp e Cetesb

Desde a primavera, a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais vem destacando depoimentos sobre a infestação de pernilongos na região. A Prefeitura afirma estar com ações para amenizar o problema. Porém, a população ainda aponta a presença dos mosquitos, que podem, inclusive, trazer doenças. Obras nos córregos altamente poluídos da região para o polêmico Projeto Novo Rio Pinheiros, são algumas das razões. Outra, segundo ambientalistas, são as autorizações da Cetesb para desmatamento da Sabesp em áreas urbanas, com a supressão de centenas de árvores frondosas no Morumbi e região e instalação de Unidades de Recuperação de Rios (ou seja esgôto puro).

Depoimentos mostram Cetesb e Sabesp juntas nos problemas
“Em razão das obras preferenciais do Projeto Novo Rio Pinheiros, nos poluídos córregos do Butantã, Vila Sônia, Morumbi, Santo Amaro e Pinheiros, a onda de pernilongos aumentou muito e inferniza a população de milhares de habitantes da região. O Governo do Estado, e a Sabesp com autorização discutível da Cetesb (que está em investigação no Ministério Público), e segundo ambientalistas, supostamente criminosa, em razão da ‘urgência’ e ‘invasão’ de praças, jardins e áreas municipais, com o corte e retirada ‘na calada da noite’ de centenas de árvores frondosas, que foram transformadas em serragem em poucos dias, está realizando obras nos córregos de esgoto puro da região. Estas obras, em sua maioria de grande porte, mas que são vistas como provisórias por especialistas, não resolvem a questão da despoluição. Elas muitas vezes, não conseguem avançar retirando as construções na invasão de moradores sobre os rios, está mexendo nas paredes dos córregos, e é uma das causas da nova invasão de pernilongos na região oeste. Somado a esta questão, o abandono da vaporização e eliminação de focos nos rios Pinheiros e Tietê, agravam este ataque constante à toda população”, informam os moradores.
“Sou morador ao lado de uma obra da Sabesp, que invadiu uma área municipal, desmatou centenas de árvores antigas de nosso bosque municipal e até colocou numero 310 na rua João da Cruz Melão, mas a obra fica na rua Corgie Assad Abdala, esquina com a av. Jorge João Saad, na frente do Estádio do Morumbi. Ela começa às 7 horas e vai até altas horas da noite. A construtora parece que recebe pela urgência e já fizemos denuncia da ‘Tejofran’, que segundo informações está sendo investigada, pois realiza a maioria das obras do Novo Rio Pinheiros. Os milhares de pássaros sumiram e deram lugar aos pernilongos.” A.C.
Questionada sobre o tema, a Sabesp informou que a Unidade Recuperadora da Qualidade (UR) Antonico é parte importante do programa Novo Rio Pinheiros e tem como objetivo recuperar a água do córrego, devolvendo-a limpa a seu leito. “Como já informado anteriormente, a obra possui as autorizações necessárias e fará as compensações ambientais previstas”, concluíram.

Prefeitura afirma manter ação regular
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que as ações contra o ‘Culex’, conhecido popularmente como pernilongo, são realizadas rotineiramente ao longo do Rio Pinheiros e 69 pontos são monitorados no local. Neste mesmo período também é realizado o controle das larvas com uso de larvicida em conjunto com as ações de limpeza realizadas com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).
Para reforçar a estrutura das equipes no combate ao mosquito da dengue e aos pernilongos, a SMS recebeu, no dia 25 de novembro de 2021, um aerobarco e 30 novos carros. Com esses novos equipamentos, a capital passou a contar com 79 veículos tipo picape, utilizados nas ações de nebulização e no auxílio de transporte de inseticidas e equipamentos. O aerobarco é utilizado dentro do rio Pinheiros para tratamento larvário contra o mosquito Culex.
Em 2021, 2.056 solicitações através do canal 156 foram atendidas. O canal para solicitações sobre mosquitos é o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo 156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/tipos-servicos?tema=612.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.