10/03/2022 às 21h32min - Atualizada em 10/03/2022 às 21h32min

​Faltas constantes de energia continuam prejudicando a população

Os problemas com as quedas de energia vêm acontecendo há muitos anos na região, e principalmente na época de chuvas constantes. De acordo com moradores, a região oeste e sul da capital, vem sofrendo com a falta de luz. Os depoimentos apontam ainda problemas com a comunicação e resolução de problemas com a Enel, que tem dezenas de reclamações todas as semanas.

Moradores dão depoimentos
“Não sei se mais alguém passou por isso, mas o descaso da Enel Energia é um absurdo! No dia 14/02 informei que o transformador da rua estava com fio partido e saindo faíscas. Enviaram dois técnicos que apenas olharam, já que não tinham nenhum tipo de material e carro adequado para fazer a poda na árvore (na R. Antonio de Gouveia Giudice). Disseram que precisaria abrir um chamado na Subprefeitura para solicitar a poda das árvores que estavam em contato com o transformador. No dia 16/02 a luz caiu mais de 40 vezes (das 16:51 às 18:10). Perdemos um micro-ondas nessa situação, e abri um chamado de emergência, já que as faíscas só aumentavam. Resultado: estou esperando até agora os técnicos que viriam até às 2h da manhã do dia 17/02. Alguém já passou por isso e conseguiu resolver? Ou teve que esperar o transformador explodir para a Enel Energia tomar uma atitude?” C.S.

“Tenho histórias mais surreais ainda com a Enel. Nem um pouco surpreso. Só a ANEEL para ajudar.” A.A.R.

SAAP vai se reunir com Enel para debater problema
A situação na região fez com que uma das associações mais tradicionais do bairro se mobilizasse para entrar em contato com a concessionária. Não devia ser assim, mas a queda de energia no nosso bairro já é algo “comum”. Em alguns casos, o problema acontece devido à queda de árvore ou de galhos grandes, mas grande parte das ocorrências é provocada apenas por chuvas e ventos. E na época mais chuvosa do ano, dá para imaginar a frequência desta dor de cabeça.
Diante desse cenário, a SAAP-Associação dos Amigos de Alto de Pinheiros, solicitou reunião com a concessionária Enel para tentar verificar como os problemas podem ser reduzidos. Também pediu que a empresa envie engenheiros até o Alto de Pinheiros, para avaliarem a situação. Enquanto isso,é preciso que o maior número possível de moradores entre em contato com a Enel sempre que houver problema. Um número maior de queixas ajuda a mostrar para a empresa a gravidade do quadro.

Demora do serviço
O verão deste ano está sendo um mês especialmente chuvoso, é verdade. Mas as queixas por queda de energia elétrica no bairro não são algo novo. Muitos reclamam da frequência com que ficam sem eletricidade e por vezes também da demora para o serviço ser restabelecido. A SAAP tem recebido diversas manifestações, e a Gazeta de Pinheiros publicou no início de fevereiro um compilado de declarações de moradores descontentes.
“Mesmo com chuvas amenas, falta energia residencial e os semáforos não funcionam. Um caos!”, lamentou um morador, segundo registro da Gazeta de Pinheiros. “Cada vez que chove, agora acaba a energia em toda a região”, comentou outro.
“Nossa sugestão à Enel foi que a visita-piloto seja feita na rua Antônio de Gouveia Giudice, entre a avenida dos Semaneiros e a rua Banibás, onde várias casas passaram por reformas nos últimos dois anos. O técnico poderia verificar se há necessidade de manutenção ou troca dos transformadores. A fase seguinte seria o entorno do condomínio Viva Real, conjunto habitacional na avenida Diógenes Ribeiro de Lima onde vivem cerca de 10 mil pessoas, muitas delas idosas. Um diagnóstico preciso nessas primeiras etapas certamente agilizaria a avaliação de outros pontos do bairro”.

Encontro no dia 21 de março
A Enel Distribuição São Paulo informa que já está em contato com a SAAP (Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros) e agendou um encontro para o próximo dia 21 de março para tratar sobre as reclamações de interrupção do fornecimento de energia na Rua Antônio de Gouveia Giudice entre a Avenida dos Semaneiros e Rua Banibás.
A companhia reforça que, apenas no ano passado, investiu R$ 1,6 bilhão, principalmente, na modernização da rede elétrica – volume 63% superior a 2020. A Enel São Paulo seguirá investindo fortemente para melhorar a qualidade do serviço prestado aos seus clientes em São Paulo.

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