03/03/2022 às 22h50min - Atualizada em 03/03/2022 às 22h50min

Faltas constantes de energia continuam prejudicando a população. ENEL não atende!

Os problemas com as quedas de energia vêm acontecendo há muitos anos na região, e principalmente na época de chuvas constantes. De acordo com moradores, a região oeste e sul da capital, vem sofrendo com a falta de luz. Os depoimentos apontam ainda problemas com a comunicação e resolução de problemas. A Enel, empresa responsável, afirma que mantém manutenção constante, mas os problemas se agravam, com a falta de atenção da concessionaria de energia e novos investimento no setor. “Não temos saudade da Eletropaulo, mas a ENEL está indo pelo mesmo caminho e ficando desacreditada junto à população...”, afirmam os moradores.
Com as chuvas, problemas na distribuição de energia podem acontecer. Seja por queda de árvores, problemas com a fiação ou outras fontes de problema, a interrupção no fornecimento de luz interfere no cotidiano das famílias e na economia local. Empresas e home-office não conseguem manter seu fluxo de trabalho, restaurantes e todos perdem alimentos e até mesmo o trânsito e a segurança são prejudicados.

Moradores dão depoimentos
“Cada vez que chove agora a energia acaba aqui em Pinheiros. Rede sobrecarregada com tantos novos mega empreendimentos e infraestrutura inadequada. Só está piorando.” V. G.

“Aqui no Baixo Pinheiros sempre acabou, mesmo sem obras. De algum tempo pra cá a gente está estranhando que não para. Cachorro fazia xixi no poste, pronto, a gente ficava sem energia”. E.O.

“Mesmo com chuvas amenas falta a energia residencial e semáforos não funcionam!!! Um caos!” L.D.N.

“Fico me perguntando será que é por conta dos prédios? Por aqui onde moro, só tem casa, e mesmo assim, é chover e acabar a energia. Nasci, cresci aqui na Vila e sempre foi assim por aqui. Lógico que há exceções”. C.M.M.G.

“Isso vem desde de sempre, morava no 6º andar e se chovia subia de escada, choveu falta luz em Pinheiros”. B.B.

“Pouco caso mesmo. Eu fui reclamar e fizeram a mesma coisa. Estou até hoje esperando um retorno, mas eles não estão mandando ninguém para fazer medição”. M.A.

“Já estamos cansados desse empresa que nos rouba com valores enormes em nossa conta, mas também os impostos que são absurdos, e a corda arrebenta sempre pro lado de que ganha pouco. Só contas básicas que são essenciais e compromete a renda familiar. Brasil que não faz nada para mudar isto.  Revoltante! ”. A.P.

“Enel é uma empresa que não deveria estar em nosso país. #enel empresa incompetente# vai embora”. E.S.

“Inscreva-se na autoleitura. Fotografe o relógio quando fizer a leitura para enviar para a Enel. Pelo menos dá pra ter maior controle do consumo.” L.P.B.

Enel afirma que problema é devido às chuvas
A Enel Distribuição São Paulo informa que o mês de janeiro/22 foi mais chuvoso dos últimos cinco anos, de acordo com CGE. A concessionária contabilizou 14.699 raios em toda a sua área de concessão. Com os fortes temporais, o volume de ocorrências relacionadas a interferências com galhos e queda de árvores, descargas atmosféricas e ventos aumentam e exigem um trabalho de reconstrução da rede elétrica. Para essas situações, a empresa possui um plano estruturado para aumentar significativamente o número de colaboradores nas ruas para atender às demandas, além do trabalho em conjunto com as Prefeituras e Defesa Civil.
Com relação às tarifas de energia e bandeiras tarifárias, a distribuidora esclarece que elas são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com base em leis e regulamentações federais e incluem custos que não são de responsabilidade da Enel, como impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão de energia. Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da tarifa de energia, e repassados às empresas de geração, transmissão e aos Governos Federal e Estadual (ICMS). Todas essas informações estão detalhadas na própria fatura.
A Enel reforça ainda que em casos de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato pelos canais de atendimento da distribuidora: site https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br//; WhatsApp Elena: (21) 99601-9608; Call Center: 0800 72 72 120, além das lojas físicas.
Em relação ao caso da Rua David Ben Gurion, 955, a Enel informa que identificou, na data citada, duas interrupções no dia 28/02 causadas por queda de galhos na rede, que foram removidos no mesmo dia. Em 01/03, a distribuidora reparou a rede novamente e constatou defeito interno na instalação do cliente, que deverá ser reparado por um eletricista particular.

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