24/02/2022 às 23h38min - Atualizada em 24/02/2022 às 23h38min

​Período de chuvas traz enchentes ao Morumbi, Pinheiros e Butantã

A cidade é conhecida como “terra da garoa” por ser comum o registro de chuvisco (garoa) associado à maritimidade, no entanto a urbanização densa fez com que a entrada dessa umidade marítima fosse dificultada e a ocorrência do fenômeno tem sido cada vez mais escassa. No verão, porém, São Paulo torna-se a cidade das chuvas.
Enquanto no inverno, a média histórica de precipitação em São Paulo gira em torno de 50 mm, no verão o cenário é bem diferente. Em média, nos meses de janeiro, chove cerca de 225 mm, mais de 4 vezes. Com o chão coberto de concreto e asfalto, a infraestrutura da cidade sofre com constantes inundações. Todos os anos, a Prefeitura implanta um Plano Preventivo de Chuvas de Verão. Entretanto, problemas ocorrem em locais de forma permanente, como, por exemplo, as proximidades do São Paulo FC, do Beco do Batman, em Pinheiros e inúmeras ruas na região.

Região do Morumbi é afetada
Em vários anos, o São Paulo F.C. teve suas dependências alagadas. As chuvas dessa semana provocaram novos problemas nas ruas próximas ao clube social do São Paulo FC e Escola Porto Seguro.
Naquela ocasião, a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais já recebia reclamações e alertava para o problema: “Ninguém no bairro do Morumbi aguenta mais o  desleixo do Governo do Estado, da Sabesp e da nossa Prefeitura com a ausência de solução e o desprezo por estas constantes enchentes, ocasionadas pelo transbordo do Córrego Antonico. Vejam, é um local situado em frente ao Clube do SPFC, Colégio Visconde de Porto Seguro e há menos de 1 km do Palácio do Governo. Por favor governantes, peço tratarem desse assunto com respeito e dignidade à população.” R.A.

Pinheiros possui inundações históricas
Questionada há algumas semanas, a Prefeitura informou que as proximidades do Beco do Batman formam um vale, por onde escorre a chuva, causando inundações todos os anos. A Prefeitura, por meio da Subprefeitura Pinheiros, realizou limpeza nas bocas de lobo em toda a extensão da rua Medeiros de Albuquerque e rua Harmonia, respectivamente, localizadas no entorno. Também fez obras de drenagem e melhoria de pavimentos e calçadas no perímetro para solucionar pontos de empoçamento de água, ocasionado por uma nascente de mina d’água.  Foi implantada uma boca de lobo de 20 metros de ramal de galeria pluvial, com ligação à extremidade oposta da rua, e aberta uma vala para drenagem da água, além da implantação de ramal de galeria para canalizar a água da chuva que passa pelas calhas das residências. O ramal foi ligado à boca de lobo recém construída.

Butantã também sofre com problema
A Subprefeitura Butantã realiza limpeza periódica do Piscinão Cedrolândia, na Avenida Francisco Morato, com manutenção e operação do sistema de bombeamento da água do equipamento. Somente no mês de dezembro, mais de 100 toneladas de detritos foram recolhidos do reservatório. As galerias pluviais da região passam pelo processo de limpeza com hidrojato frequentemente, sendo o último em 13 de janeiro de 2022. Além disso, o local é limpo após cada chuva e o bombeamento da água é automático. De janeiro a novembro de 2021, foram retiradas 2.852 toneladas de detritos do local.

Serviços Preventivos
A SMSUB também desenvolve diversas ações para reduzir os impactos das chuvas nas regiões das 32 subprefeituras. Além da manutenção e desassoreamento de piscinões/pôlderes, é responsável pela limpeza de córregos, microdrenagem, conservação de galerias e poda de árvores. No ano de 2021 foram limpos 362.423,79 metros de galerias, 421.986,96 metros de ramais, 104.709 bocas de lobo, 18.603 poços de visita e 8.913.421,84 m² de margens de córregos. Foram reformados, ainda, 32.254 bocas de lobo e 2.996 poços de visita. Além disso, mais de 168 mil árvores foram podadas ou removidas. A limpeza de piscinões resultou na retirada de 195.567,21 toneladas de detritos, uma extensão de 1.400.048,66 m². Em novembro de 2021 foram iniciadas as operações do Plano Preventivo Chuvas de Verão que segue até o mês de março, com ações de monitoramento e combate às enchentes e alagamentos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.