24/02/2022 às 22h10min - Atualizada em 24/02/2022 às 22h10min

Leitor Escreve - 25/02/22

Participe pelas redes sociais @gazetadepinheiros ou email [email protected]

Verticalização atinge tradição local
“A Lanchonete Oregon foi um local de tamanha importância em Pinheiros que é de fato muito importante nos preocuparmos com o correr da história do imóvel onde era localizado. Comunidade já foi alertada com relação a baixa qualidade de organização da obra e colaborou na abertura de chamados à Prefeitura. Entulho na calçada, além de outras inconsistências. Desde o fim do ano passado, quem passa na esquina entre a rua dos Pinheiros e a avenida Pedroso de Moraes, na zona oeste de São Paulo, encontra a Oregon, lanchonete que passou boa parte das últimas cinco décadas em funcionamento. Da entrada, é possível ver o salão sem o balcão de madeira, as mesinhas e as banquetas clássicas —só os pedreiros que trabalham na reforma do edifício de oito andares acima da hamburgueria circulam por ali. O futuro da lanchonete que faz parte da paisagem do bairro desde que foi inaugurada, em 1967 pelo português Raimundo Pereira Guedes, está incerto desde agosto de 2021. Foi nesse ano que a Yuca —empresa conhecida por adquirir edifícios, reformá-los e criar colivings e outros formatos de moradia— comprou o prédio que tem a Oregon em seu térreo.” Pró Pinheiros

“Então vem o outro lado da moeda. Rua Paulistania depenada. Sem qualquer preocupação ou conversa com as casas que ali permanecem. A rua suportará o fluxo de carros aumentado? O esgoto suportará? A água, a luz? Como saber se não nos são apresentados nunca um estudo de impacto? Uma rua diminuta e pacata de repente assume esse compromisso sem que tenha sido consultada.“ Pró Pinheiros

Poda urgente não é realizada
“Esta árvore está gigante e tomando conta do telhado da minha casa, está favorecendo infiltração de água, devido as folhas que estão nas calhas. Está quebrando a calçada, sobre os fios e infelizmente ninguém vem fazer nada a respeito... Enel esteve arrumando alguns fios cortou 1 galho e foi embora... Muito descaso... Está árvore está localizada na Rua Fidalga altura do número 642, bem em frente ao ponto de ônibus esquina da Rua Purpurina.” E.A.
*COM A PALAVRA A SUBPREFEITURA DE PINHEIROS, ENEL E SVMA

Obra supostamente clandestina
“Sem placa de responsável técnico, de autorização ou processo na Prefeitura, sem tapume de proteção, sem nada que indique regularidade ou legalidade da obra. E fica a menos de 500 metros do CREA na Av Faria Lima e a menos de 1000 metros da Subprefeitura. Parece que a Rua Tucambira com a Fernão Dias estão no meio da terra de ninguém, ou melhor, estão na terra da ilegalidade.” J.M.R.
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que não consta qualquer tipo de irregularidade passível de fiscalização na obra. Após vistoria, constatou-se que a obra abrange troca de revestimento interno, pisos, reboco externo, portas e janelas. Não havendo mudanças na estrutura da edificação, a obra se enquadra na Lei 16.642/17, sendo isenta da necessidade de alvará ou placa de identificação na fachada do imóvel.


Invasão da Raposo
“As duas laterais da Raposo Tavares vão sendo ocupadas por mega condomínios sem Planejamento Urbano. Assustador porque moradores não terão acesso de transporte urbano, fluxo para veículos particulares, escolas, UBS. Tenho levado estas demandas para vereadores e deputados.“ A.V.C.

Na Francisco Morato também
“Não só a Raposo, mas em toda região. Na Francisco Morato são uns 7 ou 8 prédios sendo construídos ao mesmo tempo.” V.L.

Atitude social
“A mãe do proprietário da Tabacaria Vegas, me mandou mensagem avisando que ficou muito sensibilizada com postagem de moradora que tem mãe acamada, importunada com som e afirmou que tomará atitude para que seu estabelecimento não mais importune. Atitudes como estas são louváveis. Vamos apoiar empreendedores que como geram emprego e renda no nosso querido bairro.” A.V.C.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.