17/02/2022 às 23h02min - Atualizada em 17/02/2022 às 23h02min

Mata Esmeralda mobiliza moradores e ambientalistas

Uma área de 479 mil m² de mata nativa, parte da Mata Atlântica, está ameaçada de ser derrubada para a construção de condomínios residenciais na região oeste de São Paulo, na divisa com o município de Taboão da Serra.
Com grande biodiversidade, o local abriga diversas espécies da fauna características da Mata Atlântica, como saruê, sagui, cobra coral, esquilos, jacu, sapos, galinhas d’água, tucanos, pica-pau, migração de pássaros, e mais de cinco nascentes de água. Além de promover a qualidade de vida para os moradores da região. Há poucos meses os moradores perceberam algumas alterações drásticas no local, foi quando descobriram que estava em andamento a construção de um grande loteamento que ocuparia a área.
Moradores da região e ambientalistas se uniram e criaram o movimento “Amigos da Mata Esmeralda” para defender a preservação desta significativa porção de área verde intocável, que ainda sobrevive na cidade de São Paulo, no distrito de Raposo Tavares, no Butantã, tendo um pequeno trecho em Taboão da Serra. No último dia 12, os defensores do local saíram em caminhada pela região, percorrendo mais de 2 km, para alertar a vizinhança do perigo iminente da destruição da área verde e substituição por edificações.
Juntamente com os moradores a caminhada contou com a presença de jornalistas da imprensa regional, representantes de entidades como: Sra. Ana Michaela da CDH da OAB; Prof. Francisco Bodião do Fórum Verde; Pedro Comuna representante do Fórum Verde e Movimento da Chácara do Jockey; Daniel Kenzo representante da Frente de Solidariedade da zona oeste- Butantã ; Paulo Galo líder do Movimento dos Motoboys do Estado de São Paulo ; dentre outros, diversos representantes de parlamentares com a presença direta do vereador Antônio Donato. Todos empenhados em dar a sua parcela de conhecimento e de ações em prol da preservação da mata. A caminhada ocorreu de forma tranquila e contou com o apoio dos moradores entoando o grito de ordem.
Outra ação que já está agendada pelo movimento “Amigos da Mata Esmeralda” é o Abraço à Mata, planejado para o dia 12 março. A ideia é reunir centenas de pessoas ao redor da área verde como um ato simbólico em sua defesa.

Comunidade luta pelo local
A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com representante da população local, que busca manter o espaço verde.
Gazeta de Pinheiros - A Prefeitura já foi informada sobre o caso?
Sim a Prefeitura do município de São Paulo (Subprefeitura do Butantã) foi informada de nosso movimento em defesa da Mata Esmeralda.
GP - Há algum abaixo-assinado sobre o tema?
Até o momento não iniciamos essa atividade. Estamos nos mobilizando para estas ações.
GP - O Ministério Público foi procurado para intervir na situação?
Sim, o Ministério Público já foi procurado e estamos acompanhando todo processo.
GP - Que outras ações a comunidade está planejando?
Nosso coletivo Amigos da Mata Esmeralda já tem programado um abraço no entorno em  parte da área da Mata Esmeralda para o dia 12 de março, às 9 horas.
GP - Para quando está programada a derrubada da vegetação?
Não temos essa informação, mas nossa mobilização visa justamente evitar a derrubada da área verde, constituída de quase 500 mil m², sendo sua maior parte constituída de espécies significativas da fauna e flora características da Mata Atlântica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.