10/02/2022 às 22h07min - Atualizada em 10/02/2022 às 22h07min

​Volta às aulas traz nova etapa para as famílias

Entender o trabalho da escola vai ajudar a evitar frustrações. Uma escola mais tradicional, por exemplo, tenderá ter listas de conteúdos mais volumosos, usar técnicas de aprendizagem de memorização, enquanto uma outra que segue outros métodos, pode priorizar mais o diálogo e ter um ensino mais livre e personalizado para os estudantes.
A segurança na volta às aulas presenciais em meio à onda de transmissão de covid-19 provocada pela variante Ômicron, depende do engajamento de toda a comunidade escolar, incluindo os responsáveis. Além de estar atentos aos sintomas e aos protocolos, os pais devem se vacinar, vacinar seus filhos e buscar participar da prevenção no dia a dia.

Moradores locais dão depoimentos
“As melhores escolas do bairro são as que os pais participam da administração e da APM-Associação de Pais e Mestres. Escola não é depósito para pais colocarem filhos!” A.V.C.

“Muito boa a colocação, muitas das vezes queremos cobrar das escolas o que papel dos pais, escola e família caminham juntas. Se estivermos juntos com a escola na educação de nossos filhos, veremos uma sociedade melhor. Cobrar é fácil, acompanharem e pagar o preço: aí está complicado.” R.S.

“A cada eleição vemos como estão as escolas! Onde elas estão bem cuidadas houve muito empenho dos funcionários e pais (APM).” S.N.

“São aquelas com policiamento no horário de entrada e saída das crianças. Como solicitar?” G.H.M.S.

“O ideal e você ir na reunião do Conseg da sua região. Vai poder falar direto com Comandante da PM e GCM. Também pode solicitar no site das instituições.” A.V.C.

“Colocação perfeita! Uma escola que tem envolvimento não apenas dos pais, mas de toda a comunidade, é SEMPRE melhor. É preciso que as pessoas entendam que escola não é apenas matemática ou português, mas também todo um contexto de socialização, senso de comunidade, de pertencimento.” A.C.

Protocolos sanitários adotados na capital
Para que as aulas presenciais ocorram de forma segura, as escolas deverão seguir os protocolos sanitários definidos pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde. Entre as normas estão uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes, evitar aglomeração de pessoas, identificação e afastamento dos casos e fazendo monitoramento.
Outro cuidado fundamental é imunizar os alunos contra a Covid-19A SMS recomenda que os pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para serem vacinados procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, das 8h às 19h de segunda a sexta-feira.

Conheça algumas das principais linhas pedagógicas seguidas no Brasil
De acordo com os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, muitas escolas adotam métodos mistos.

Escola Tradicional
O professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica. O estudante que não atingir um desempenho mínimo, não evolui para a próxima etapa.

Escola Construtivista
O aluno é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, e o professor age como um agente facilitador no processo que orienta o aluno a buscar e gerar seus próprios conhecimentos. O professor não é o único que tem acesso aos conteúdos da disciplina, o aluno também possui acesso aos mesmos meios que seu professor e com isso pode também adquirir conhecimento a partir da realização de pesquisas e se tornar ativo no processo de ensino-aprendizagem.

Escola Sociointeracionista
Linha que considera que a aprendizagem se dá a partir da interação do sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja, vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural no qual o indivíduo se insere e à influência que o ambiente exerce sobre a formação psicológica do homem.

Escola Montessoriana
Normalmente aplicada no ensino infantil e fundamental. As salas são equipadas com diversos materiais e atividades e os alunos podem escolher o que irão fazer em cada dia. O professor tem papel de guia, tirando dúvidas e ajudando os alunos a superar as dificuldades.

Escola Waldorf
Os alunos são agrupados por idades e não necessariamente por séries. Três aspectos são colocados em foco: o desenvolvimento corporal, anímico e espiritual. Para desenvolver esses aspectos, os alunos contam com um professor de classe que os acompanha durante todo um ciclo, além de aulas com outros professores para cobrir outras partes do currículo. A avaliação dos alunos é baseada nas atividades diárias e envolve habilidades sociais e virtudes como interesse e força de vontade

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