10/02/2022 às 21h37min - Atualizada em 10/02/2022 às 21h37min

​Podas mal feitas danificam e acabam com árvores de toda a região

A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. Porém, podas podem colocar árvores em risco quando feitas de forma equivocada.
Para usufruir dessas vantagens, é necessário manter as árvores bem cuidadas e tratadas. Para efetivar essa manutenção, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza o serviço de poda, garantido por lei, que se responsabiliza pela conservação arbórea da cidade. Os serviços de poda de árvores acontecem para evitar quedas e problemas com fiação elétrica, cerca elétrica, entrada de veículos, circulação de pedestres, etc. Por outro lado, concessionárias como a Enel, de energia elétrica só olha para a passagem da fiação e tem realizado podas criminosas, que canibalizam as árvores. Exemplo dos bairros de Butantã, Morumbi, Cidade Jardim e Jardim Europa.

Depoimento aponta demora
“Acredito que a Subprefeitura de Pinheiros, vai resolver o problema da árvore gigantesca, tem em frente minha casa. Após reportagem da Gazeta de Pinheiros e ajuda do ‘SOS Moradores de Pinheiros e Vila Madalena’, vieram funcionários da Subprefeitura olhar esta gigantesca árvore. Espero que alguma providência seja tomada. Vou informando aqui o que pode acontecer. Desde já, agradeço a todos, pela ajuda que estou tendo.”E.C.

Poda de árvore urgente
“Infelizmente os galhos da árvore que estão entupindo as calhas, infiltrando o forro tomando conta do telhado da minha casa continua do mesmo jeito crescendo crescendo ...Está árvore fica na altura da Rua Fidalga, 642 bem na Esquina da rua Purpurina em frente ao ponto de ônibus..”.R.A.

Prefeitura dá prazo de 60 dias
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que encaminhou à Enel a solicitação de poda do exemplar localizado na Rua Fidalga e que o prazo de agendamento do serviço é de até 60 dias.
*Até lá já se passaram as chuvas e vendavais e se as árvores caírem, de quem será a culpa? Estes serviços urgentes de podem têm que ser imediatos.

Subprefeituras possuem equipes de podas
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que conta com 120 equipes para poda e remoção de árvores em toda cidade. Dentre essas, seis atuam na região da Subprefeitura Pinheiros, quatro na Subprefeitura Butantã e três na Subprefeitura Santo Amaro.
Nos últimos anos, houve uma redução de 91% no tempo de atendimento médio para serviços em árvores. Em 2017, o tempo médio de atendimento de avaliações de árvores para fins de poda e remoção era de 507 dias, já em 2021, diminuiu para 44 dias (dados fechados de acordo com as solicitações atendidas no Portal 156).

Emissão de laudo
A poda é realizada, somente após avaliação e emissão de laudo por um engenheiro agrônomo, para eliminação de ramos secos, senis e mortos, que perderam sua função na copa da árvore e representam riscos devido a possibilidade de queda e por serem foco de problemas fitossanitários. Tem como objetivo minimizar riscos de acidentes à segurança de pessoas, veículos e do patrimônio público.
Em todas as intervenções efetuadas nas instalações elétricas, energizadas ou não, dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante a aplicação de técnicas específicas, de forma a garantir a segurança no trabalho.
Quando identificada, pela Prefeitura, a necessidade do
desligamento da rede de energia, uma solicitação é formalizada, via sistema, devendo a Enel cumprir no prazo máximo de até 60 dias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.