10/02/2022 às 21h33min - Atualizada em 10/02/2022 às 21h33min

​Buracos “brotam” nas ruas com chuvas constantes em toda a região

A grande frota de veículos que circula na cidade de São Paulo acaba causando estragos no asfalto, além da ação do tempo. A manutenção constante é necessária para evitar problemas maiores e acidentes. Período de chuvas causa ainda mais danos ao material.
Em vias com grande tráfego, como Rebouças, Eusébio Matoso, Francisco Morato, Giovanni Gronchi, David Ben Gurion, Vital Brasil, Corifeu de Azevedo Marques, Santo Amaro e muitas outras, o desgaste do asfalto é grande. Nestes trechos de ligação, o número de veículos é alto e os cuidados com o trânsito precisam ser ampliados, principalmente pelas crateras que se formam dentro dos corredores de ônibus, pois a grande maioria não possue pavimento especial de concreto.
Para solucionar o problema, existe o serviço ‘tapa-buracos’. Ele consiste em um conserto no asfalto feito pela Prefeitura no lugar onde surgiu um buraco, quando o asfalto velho é removido de toda a área ao redor do buraco, preenchendo-se então o local com asfalto novo. O problema tem sido a qualidade do produto, que já foi reprovado pelos estudos da USP e a durabilidade dos serviços é pequena.

Depoimentos mostram aumento de crateras
“Em Pinheiros, o número de buracos aumenta a cada dia. As crateras junto às guias e sarjetas das avenidas Rebouças, Brasil, 9 de julho, estão cada dia maiores, pois a maioria dos corredores de ônibus não estão com o piso ideal de concreto. Travessas que servem de opção para fugir do trânsito estão ainda mais esquecidas. Estas vias até que passaram por um tapa-buraco em menos de 30 dias, mas outros se abriram e impedem o livre trânsito de veículos”. A.M.

“Vila Madalena com suas ruas transversais, sofre demais com a falta de cuidados. É o caso das ruas Purpurina,  Wisard, Girassol, Harmonia e Paulistânia. Já na Vila Sônia as ruas André Saraiva, Guanás, Dias Vieira, Manoel Jacinto e Junta Mizumoto sempre estão com buracos, pela qualidade do asfalto, que dura muito pouco.” W.M.

“Nossas avenidas estão até bem cuidadas, mas as chuvas promovem novas imperfeições no asfalto, gerando buracos como na Av. José Maria da Silva Paranhos, Claudio Franchi, Angelo di Vernielli e Gióia Martins no Jardim Monte Kemel. “L. F.

“As travessas da avenida Corifeu de Azevedo Marques estão ‘sofríveis’, pois não adianta revitalizar o piso das principais vias e abandonar os serviços, nas ruas menores.” P.M.

“O trânsito pesado de caminhões, com materiais para construção, são os grandes responsáveis pelos buracos nas avenidas Vital Brasil, e suas travessas no centro do Butantã. As construtoras é que deviam realizar o serviço de revitalização destas vias.” R.M.

Prefeitura afirma ter tido redução
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que houve uma redução de 95,6% das solicitações em estoque para os serviços de tapa-buraco na cidade. Já em dezembro de 2021, foram registrados apenas 2.021.

Visitas realizadas
A SMSUB faz o controle tecnológico dos serviços executados pelas concessionárias por meio de três empresas de monitoramento. Informa que foram realizadas 19.084 visitas técnicas aos serviços executados pelas concessionárias, sendo 12.611 em não conformidade com a legislação. Entre elas, a Sabesp é responsável por 11.965; a Comgás por 283 e a Enel por 91. As empresas foram multadas.

GEOINFRA facilita processo
Por sua vez, a Secretaria Municipal das Subprefeituras, lançou em novembro de 2019, o Geoinfra - sistema que permite que a gestão autorize a realização de obras pelas concessionárias na malha viária, calçadas, subterrâneo e redes aéreas. A população pode solicitar o serviço de tapa-buraco através do Portal 156 https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal, no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico no número 156. Os munícipes podem fazer solicitações de serviços de tapa-buraco nos canais de atendimento 156 (telefone, site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal e aplicativo SP156 no iPhone e Android).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.