03/02/2022 às 22h50min - Atualizada em 03/02/2022 às 22h50min

​Cidade deve ter mais 300 km de ciclovias

A cidade de São Paulo aproveitou o período de pandemia para seguir investindo na rede viária permanente para as bicicletas. Hoje, a cidade tem a maior malha cicloviária do país, com 695,2 km de vias. Mais conexões estão previstas para os próximos anos.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que o Plano Cicloviário foi lançado em dezembro de 2019 e de lá para cá ampliou em 35% (177 km de novas estruturas dedicadas à bicicleta). Mais da metade da rede existente anteriormente foi requalificada. No total, 320 km foram reformadas.
O Programa de Metas 2021-2024 prevê a implantação de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas. Para este ano, 157 km já estão definidos, passaram por audiência pública e foram apresentados na Câmara Temática de Bicicleta. Eles serão implantados por meio de duas concorrências públicas, ambas em fase de conclusão, e da PPP da Habitação (planilha anexa contém a relação e as extensões).

Mais conexões
Exemplos de importantes conexões que serão implantadas neste ano são a continuação da Ciclovia da Radial Leste, conectando-a ao centro da cidade; as transposições de pontes das marginais Tietê e Pinheiros, integrando as malhas existentes dos dois lados dos rios e a criação da ciclovia na Av. dos Bandeirantes, que se conectará com as existentes nas avenidas Tancredo Neves e Berrini.
A ligação da malha cicloviária através das pontes do Limão, Piqueri, Freguesia do Ó, Tatuapé, Cidade Universitária e Jaguaré vai conectar os dois lados da cidade e trazer mais segurança para quem pedala. O mesmo acontece com as conexões por meio dos viadutos Dante Delmanto, Ministro Aliomar Baleeiro, Bresser, Capitão Pacheco e Chaves, Itinguçu, Comendador Elias Nagib Breim, Grande São Paulo, Pires do Rio e Treze de Maio.
Destaca-se por fim a importante conexão entre as ciclovias da Av. Luis Carlos Berrini com a da Av. Tancredo Neves. Com quase 10 km de extensão, estima-se que a ciclovia vá beneficiar 800 ciclistas diariamente. A nova estrutura conecta as regiões de Pinheiros, Vila Olímpia, Jabaquara, Saúde e Sacomã.

Rebouças
Há muitas queixas de que o espaço destinado para as faixas exclusivas na avenida Rebouças são estreitos. Com a estrutura cicloviária as faixas de rolamento da Rebouças ficam, em média, com 2,70 metros de largura para veículos, além do corredor de ônibus e motos. A Prefeitura informa que nenhuma faixa de rolamento foi retirada e foram necessárias pequenas obras nas calçadas do acesso das avenidas Dr. Arnaldo para a Rebouças.
Os dados mais recentes apresentados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que a rota formada por Av. Eusébio Matoso, Av. Rebouças, Rua da Consolação) apresentou as menores velocidades da cidade no período da tarde, com média de 8,2 km/h. Desde 2017 não temos novas medições, ou seja, este número deve ser muito menor, supostamente na faixa de 5 km/h.
A CET esclarece que o projeto e implantação da ciclofaixa na avenida foi exposto e acompanhado por ciclistas nas Câmaras Temáticas de Bicicleta, que ocorre periodicamente e é promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito, com a presença de técnicos da secretaria e da CET, além de representantes da sociedade civil. A implantação também foi apresentada à população durante as audiências públicas e as oficinas temáticas, ocorridas em 2018 e 2019.
A ciclofaixa da Rebouças foi entregue em 2020 para garantir a segurança dos ciclistas que circulam pelo local. Dados coletados em 2019 mostram que o volume de bicicletas era de 700 por dia - antes da implantação da estrutura. Em 2021, a contagem realizada pela CET mostrou que houve um aumento na circulação de ciclistas pela via, sendo contabilizado mais de 1.200 bicicletas por dia. Ela faz conexão com duas importantes ciclovias da cidade, que possuem os maiores volumes de viagens diárias: as ciclovias das avenidas Paulista e Faria Lima, com volumes diários de 4.300 bicicletas, em cada uma das vias. A ciclofaixa da Avenida Rebouças também faz conexão com as ciclovias da Avenida Henrique Schaumann/Avenida Brasil e a ciclofaixa da Rua da Consolação.
Nenhuma faixa de rolamento da Av. Rebouças foi retirada. Foram necessárias pequenas obras nas calçadas do acesso para a Av. Dr. Arnaldo para a Rebouças. Vale lembrar que a Av. Rebouças não é uma via de trânsito rápido, tendo seu limite de velocidade estabelecido em 50 km/h.

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