03/02/2022 às 22h32min - Atualizada em 03/02/2022 às 22h32min

​Faltas constantes de energia continuam prejudicando a população

Os problemas com as quedas de energia vêm acontecendo há muitos anos na região, e principalmente na época de chuvas constantes. De acordo com moradores, a região oeste e sul da capital, vem sofrendo com a falta de luz. Os depoimentos apontam ainda problemas com a comunicação e resolução de problemas. A Enel, empresa responsável, afirma que mantém manutenção constante, mas os problemas se agravam, com a falta de atenção da concessionaria de energia e novos investimento no setor. “Não temos saudade da Eletropaulo, mas a ENEL está indo pelo mesmo caminho e ficando desacreditada junto à população...”, afirmam os moradores.
Com as chuvas, problemas na distribuição de energia podem acontecer. Seja por queda de árvores, problemas com a fiação ou outras fontes de problema, a interrupção no fornecimento de luz interfere no cotidiano das famílias e na economia local. Empresas e home-office não conseguem manter seu fluxo de trabalho, restaurantes e todos perdem alimentos e até mesmo o trânsito e a segurança são prejudicados.

Depoimento traz um mapa dos problemas com energia elétrica na região
“Cada vez que chove agora a energia acaba em toda a região. Rede sobrecarregada com tantos novos megaempreendimentos e infraestrutura inadequada. Só está piorando.” A.M.

“A região do Portal do Morumbi sofre muito com a queda de energia constante. Já fizemos dezenas de reclamações à ENEL, mas sempre a ‘desculpa’ são as chuvas. O.P.

“Região de Pinheiros com fortes oscilações de energia. Tirem seus aparelhos das tomadas. E entrem em contato. Vamos criar histórico da falta de infraestrutura no bairro e o excesso de novas construções.”R.R.

“Região do Jardim Monte Kemel, Vila Suzana e até Panamby são vítimas da concessionária Enel. Corte constante de energia e repostas evasivas sobre retorno de luz. Um caos.” W.L.

“Aqui no ‘Baixo Pinheiros’ sempre acabou a energia, mesmo sem obras. De algum tempo para cá estamos estranhando que aumentou o corte de luz...”A.F.
Cachorro fazia xixi no poste e pronto, a gente fica sem energia “. E.O.

“Mesmo com chuvas amenas, falta a energia residencial e semáforos não funcionam. Um caos!”. L.D.N.

“O Butantã está crescendo. Muito bom. Mas com milhares de novos apartamentos com arranha-céus, como fica o abastecimento de energia, água, esgoto e gaz? L.M.

“Fico me perguntando será que é por conta dos prédios? Por aqui onde moro, só tem casa, e mesmo assim, é chover e acabar a energia. Nasci e cresci aqui na Vila e sempre foi assim por aqui...Lógico que há exceções...” C.M.

“Isso vem desde sempre, pois moro no 6o. andar e se chove tenho que subir de escada, pois sempre falta luz em Pinheiros.” B.B

Ruas parciais onde os moradores mostram falta constante de energia.
Rua David Ben Gurion – Vila Suzana, Rua Panônia – Vila Morse, Rua Mal. Hastimphilo de Moura – Vila Suzana, Rua Nilza Medeiros Martins - Jardim Colombo, Rua Colégio Pio II – Morumbi, Rua Santo Américo – Jardim Colombo, Rua Guaicuí – Baixo Pinheiros, Rua Padre Carvalho – Pinheiros, Rua Girassol – Vila Madalena, Rua dos Pinheiros – Pinheiros, Rua Fradique Coutinho – Pinheiros, Rua Desembargador Dalmo do Valle Nogueira – Parque Bairro Morumbi, Rua Prof. José Horácio Meirelles Teixeira – Morumbi, Rua Alice Gonçalves – Residencial Morumbi, Rua Theo Dutra – Jardim Colombo, Av. Guilherme Dumont Villares- Morumbi.

Enel promete levantamento na região
A Enel Distribuição São Paulo esclarece que fará um levantamento detalhado da rede nas regiões informadas para realizar possíveis melhorias, se necessário. A concessionária também orienta que caso os clientes tenham uma nova ocorrência, entrem em contato com os canais de atendimento para informar o endereço detalhado e seja possível realizar uma nova análise.

Enel afirma que problema está ligado às chuvas
A Enel Distribuição São Paulo informa que, os fortes temporais das últimas semanas que atingiram a cidade de São Paulo e região metropolitana, derrubaram diversas árvores, causaram alagamentos, entre transtornos à população. Nesses casos, redes inteiras de distribuição de energia precisam ser reconstruídas, com postes e equipamentos quebrados, além de cabos que precisam ser substituídos. Afirma ainda que é um trabalho complexo e tem colocado, em média, 3 mil colaboradores nas ruas nos dias mais críticos.

Ressarcimento
Para pedidos de ressarcimento por danos elétricos, a Enel Distribuição São Paulo esclarece que segue a Resolução da agência reguladora do setor elétrico (ANEEL), que estabelece o procedimento a ser adotado pelas distribuidoras de energia elétrica. O cliente pode entrar em contato com a empresa por meio do aplicativo da Enel São Paulo; pela agência virtual no site (www.enel.com.br) e pelo call center (0800 7272196).

Investimentos na área
De acordo com a empresa, desde que o grupo Enel adquiriu a Eletropaulo, mais de R$ 3 bilhões foram investidos na rede elétrica. De janeiro a setembro de 2021, foram mais de R$ 1 bilhão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.