27/01/2022 às 22h01min - Atualizada em 27/01/2022 às 22h01min

Ruas SP ou Parklet? Entenda as diferenças entre os dois projetos. Há protestos e elogios da comunidade

A busca por espaços de lazer ao ar livre ganhou força na cidade durante a pandemia do novo coronavírus e tudo indica que esse é um comportamento que veio para ficar. O Projeto Ruas SP, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), e o Parklet, da Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB), são projetos da Prefeitura destinados a oferecer à população espaços de convivência nas ruas. Entretanto, ambos também têm reclamações dos moradores, que mostram problemas de abuso dos estabelecimentos nas calçadas e acidentes destruindo parklets com veículos, em ruas estreitas.

Ruas SP
O Projeto Ruas SP foi autorizado pelo Decreto 59.877/2020 e permite que bares e restaurantes ocupem espaços públicos da cidade, mais precisamente a faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regular, com mesas e cadeiras para o atendimento dos clientes. Trata-se de uma iniciativa da SMUL e tem como objetivo contribuir para a retomada econômica pós-pandemia e reduzir os riscos de transmissão da Covid-19.
Assim como aconteceu em outras partes do mundo, o Ruas SP, que é fruto de diversos estudos realizados pela gestão municipal, oferece aos estabelecimentos a ampliação do espaço para atendimento ao público. A faixa destinada ao estacionamento de veículos pode ser transformada em uma extensão do salão interno dos bares e restaurantes.
“O projeto Ruas SP surgiu como o resultado de um plano conjunto entre Município, entidades representativas do setor de bares e restaurantes e a sociedade civil. Com o avanço da fase amarela do Plano SP, no final de 2020, solicitamos à prefeitura a liberação do atendimento em ruas e calçadas como uma alternativa de incentivo ao setor que fosse segura e organizada, em meio as restrições impostas devido ao coronavírus.
Além da liberação das faixas de estacionamento com a criação do Ruas SP, conseguimos, também, em parceria com o Prefeito Ricardo Nunes, a isenção do TPU para o ano de 2022, que é a Taxa de Permissão de Uso de calçadas em frente aos estabelecimentos. Mais uma medida que contribuirá para a retomada econômica da capital, auxiliando igualmente na redução do risco de contágio da Covid-19”, explica Rodrigo Goulart, Vereador e Diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Parklet
Já no caso do Parklet, o espaço é de uso livre da população. São plataformas de madeira instaladas em frente a estabelecimentos comerciais e equipadas com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de ginástica ou outros elementos de mobiliário urbano com a função de recreação ou manifestações artísticas. É uma preocupação da Prefeitura de São Paulo que a cidade retome suas atividades, após a crise sanitária, de forma segura e organizada. Os projetos Ruas SP e Parklet são algumas das iniciativas da atual gestão que vão ao encontro desse objetivo. 

Moradores locais trazem depoimentos
“A noite não se enxerga uma coisa dessas!” B.D.N.

“Eles são maior que o espaço reservado aos carros. Na rua Ferreira de Araújo está um horror. Um quase defronte ao outro.” S.C.U.

“Acho extremamente válido! Estamos ansiosos por espaços de lazer livres de paredes, pois já estamos trancados a muito tempo!” M.C.V.

“Voltei a frequentar os restaurantes na região, com esse projeto ao ‘ar livre’, ficou mais confiável e agradável.” I.C.A.

“Subprefeitura não consegue fiscalizar a largura deseadesses parkles. Em frente a Pizzaria Bráz, existe um totalmente fora de padrão, um absurdo.” P.F.

“Gostei da ideia, além de ajudar os estabelecimentos, trouxe um charme para as ruas.” E.O.S

“Meus pais voltaram a curtir o almoço fora de casa, o acesso está facilitado, eles são moradores antigos e estão gostando.” R.B.F.

“Na Ferreira de Araújo não dá para andar. Muito sem noção esse negócio! J.B.

“Estão provocando acidentes e não tem fiscalização por parte da Subprefeitura. Abusos no tamanho, que muitos estão irregulares e sobre a frequência e o barulho.” M.N.

Ótimos projetos, adoro um happyhour, “um brinde ao ar livre fica mais gostoso”. A.S.

Com a pandemia tivemos que apreender a sair de forma segura. Esta iniciativa dos restaurantes mostra que é possível se adaptar e fazer o melhor, eu tenho doença crônica ir a lugares que dão esta opção me deixa bem mais segura. P.B.

Entenda as diferenças entre Ruas SP e Parklets
Os 163 parklets instalados na cidade são públicos e funcionam como um espaço de lazer para jogar conversa fora e ler um bom livro. Os 114 espaços autorizados pelo Ruas SP são destinados à acomodação de clientes dos estabelecimentos aprovados. Qualquer cidadão pode fazer uso de um Parklet, que conta com um letreiro identificando-o como espaço público, instalado em frente a bares e restaurantes. Os comerciantes não podem gozar da estrutura para atendimento exclusivo ao cliente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.