17/12/2021 às 01h15min - Atualizada em 17/12/2021 às 01h15min

​“Dark Kitchens” cozinhas industriais 24h chegam tirando o sono da população

As cozinhas industriais, chamadas de Dark Kitchens estão infernizando a vida dos moradores de São Paulo e invadindo os bairros de Pinheiros, . De repente, à revelia do Plano Diretor que impõe regras de proteção aos bairros residenciais, elas chegam nas áreas mais sossegadas, causando terror e preocupação para todos os moradores. Essas instalações enormes, são cozinhas focadas para atender pedidos por aplicativos. Por se tratar de um atividade ainda não regulamentada na cidade de São Paulo, os empresários se utilizam de uma brecha na legislação para operar como se fosse um único restaurante. No entanto, não se trata de um restaurante, mas de um complexo de restaurantes que vai operar 7 dias por semana, muito além do horário comercial.
Os locais escolhidos para instalação desses megas empreendimentos não comportam esse tipo de atividade. O acesso, normalmente é feito dentro dos bairros, ou avenidas coletoras de acesso restrito para passagem de carros, como é o caso absurdo da Abílio Soares ( imaginou os caminhões transitando nessas ruas, que levam alimentos, embalagens , bebidas ....24 horas ?). Já há noticiais de novas “invasões’ no Brooklin, Vila Romana, Lapa, Morumbi, Butantã e Pinheiros
Há um aumento expressivo na circulação de entregadores, com a estimativa de mais de 1.000 entregas por dia! Já imaginou os impactos desse fluxo completamente inadequado à infraestrutura de qualquer região da cidade, como o Brooklin, Lapa, Vila Romana, Butantã, Ibirapuera e Panambi?
Barulho contínuo:  coifas de cozinha industrial muito além do horário comercial, além do vaivém das motos com suas buzinas constantes e manobras pirotécnicas de velocidades 24 horas por dia! Além do odor de frituras se espalhando pela região. E os caminhões descarregando. E as limpezas após o término de cada turno.
Frontalmente contra a atual legislação, são inúmeros os relatos de moradores extremamente insatisfeitos com a instalação desses empreendimentos, que estão causando uma verdadeira corrida aos instrumentos jurídicos e às subprefeituras para interditá-las.

Convidados para o debate sobre as Darks Kitchens
Ana Aragão, jornalista e ambientalista e Pedro Nastri, idealizador do Programa Metrópole em Foco, realizaram o debate no último dia 14 na Radio Trianon, que contou com a participação de: Marcelo Torres de Oliveira, presidente da ‘Associação Viva Paraíso’. Marcelo encabeça o "Movimento de Indignação", em conjunto com os condomínios do entorno do empreendimento, na luta para que isso não ocorra na Abílio Soares; Tony  Zagatto, arquiteto urbanista, especializado em preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de São Paulo; Maria Laura Fogaça, arquiteta, urbanista e presidente do “Defenda São Paulo” e Roberto Delmanto, advogado, ambientalista, membro da Associação dos Moradores do Panamby.

Conseg Brooklin tenta auxiliar a população
“Os problemas são inúmeros aos moradores dos prédios vizinhos que sofrem demasiadamente com o barulho  durante a madrugada inteira , cheiro e impregnação de gordura, pois as chaminés das ‘Dark Kitchens’ soltam seus resíduos na altura das janelas. Outro problema sério é a falta de fiscalização da CET e Prefeitura em relação ao estacionamento das motos dos entregadores. É um absurdo!Não respeitam seus lugares de estacionamento de motos, intimidam todos que passam pelas calçadas, urinam em tudo quanto é lugar na rua e garagens dos prédios. Após várias reclamações, o Conseg Brooklin em parceria com a sub prefeitura, CET, Polícia Militar e Polícia Civil efetuaram algumas ações como fiscalização de alvará, consulta criminal dos entregadores, bloqueios, documentação das motos. Resumindo, é impossível fazer uma logística de grandes marcas, em espaços de 20m quadrados.”Ronaldo Marzagão Jr, Conseg Brooklin

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.