17/12/2021 às 01h06min - Atualizada em 17/12/2021 às 01h06min

​Saúde em crise: comunidade continua apontando problemas nas UBSs da região

De acordo com depoimentos de moradores do Butantã ao Grupo 1 de Jornais e nas redes sociais, a situação das UBSs da região continua problemática. A Secretaria Municipal da Saúde, está monitorando semanalmente todas as reclamações, apurando e respondendo, pela ASCOM Assessoria de Comunicação/SUS. A preocupação agora é com a falta de medicamentos.

Depoimentos apontam os problemas
“Cada dia que passa, os postos de saúde da região estão abandonando a população. Nunca tem médicos. E quando tem você tem que madrugar com seu filho, que já não está bem, para consegui uma vaga, não consegue. E quando consegue, marcam em horários aleatórios e ficamos praticamente o dia todo no posto de saúde. Fora medicamento que está em falta!” V.A.B.

“E o salário dos políticos cada vez maior, enquanto a população passa por dificuldades.” E.P.

“É uma vergonha para São Paulo, pois os postos de saúde são umas porcarias. Já os dos arredores bem melhores. Taboão, Barueri, Itapevi, Santana de Parnaíba, Osasco... Que absurdo!” F.R.

“Verdade, por algumas vezes nos deslocamos até Osasco com os meus pequenos para consegui atendimento. E somos atendidos independente da hora que chegamos...” V.B.

“Aqui na UBS Jardim Boa Vista, também não tem remédio. Para poder passar no médico, tem que primeiro saber quantas vagas o médico disponibilizou para aquele dia. Exemplo, na quarta feira médico disponibilizou 10 vagas para passar na quarta-feira, você tem que madrugar na fila do posto de saúde, para conseguir uma destas vagas.. E ainda fica no posto até ser atendida, pois a qualquer momento o médico pode lhe chamar na sala. Muito cansativo, principalmente quando se trata de levar seus pais que já são idosos, e seu filho pequeno...” A.M.S.

“O povo briga para não privatizar a saúde, porém o descaso é tanto que a gente só é bem atendido na rede privada. Mas quem tem condições, sem pensar duas vezes paga um plano, porque sabe como é o SUS.” J.S.

“Reclamação faço um monte, mas até agora nada resolvido.” E.P.

“Realmente um descaso...e ultimamente este cenário está geral. Praticamente todos os postos com este problema. Infelizmente a Ubs Vila Borges está assim!” E.P.

“Verifiquei que muitos moradores não estão conseguindo remédios nas farmácias das UBS do nosso bairro. É importante que todos liguem no 136 para denunciar.” A.V.C.

“Não tem remédio mesmo em lugar nenhum em SP. Sou asmática grave uso ‘Alenia’ e minhas 3 filhas também. Estou desempregada e este remédio custa 169 reais. É um descaso com a população.” V.S.P.

“No Malta Cardoso no Rio Pequeno, está entrando no terceiro mês que não tem fraldas.” M.C.

“Liguem no 156 na área saúde e abram uma reclamação, precisa do CPF ou NR. cartao SUS e em que posto não tem remédio ou médico ou outro problema, se todos abrirem reclamações talvez funcione...” L.D.

“Urgente Descaso UBS Malta Cardoso. Meu pai sofreu um queimadura de 2° grau, foi no postinho conforme orientação do AMA para fazer curativo e ter a receita de medicação e pomada, após aguardar mais de 5 horas na fila do Ubs Malta Cardoso ele voltou para casa sem atendimento e sem receita para comprar um antibiótico, mesmo tento febre. Isso pode? ” J. R.

Compra de medicamentos está em andamento
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que foi realizada a compra de 30 milhões de comprimidos do medicamento ‘losartana’, que estão previstos para serem entregues à SMS nesta semana. Em relação ao ‘omeprazo’, a SMS realizou a compra e recebeu 14 milhões de comprimidos no dia 26 de outubro. Um novo processo de compra do medicamento está em andamento. A SMS esclarece que já liberou R$ 41.371.890,32 para aquisição de insumos com entrega prevista para o dia 12 de dezembro. Mais R$ 52.606.309,09 estão sendo empenhados para aquisição de materiais médicos e medicamentos.
Quanto às fraldas, está aberto um processo de compra para 11,2 milhões de unidades, entre os tamanhos (P, M, G e EXG). A compra e o recebimento devem ocorrer nos próximos dias. Por conta da Covid-19, houve falta de matéria-prima para a confecção das fraldas, já que parte do material foi utilizado para a confecção de aventais utilizados no combate à pandemia.
A relação municipal de medicamentos essenciais (Remume) pode ser acessada por meio do link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/REMUME_dispensacao_atualizada_10_2021_final.pdf

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.