10/12/2021 às 19h19min - Atualizada em 10/12/2021 às 19h19min

Fruit Cake europeu com uma pegada paulistana

por Emerson Ciociorowski

Em 1989 o paulistano Emerson Ciociorowski teve contato com uma senhora alemã que adaptou uma receita secular de uma amiga inglesa, o “Fruit Cake”. Sua adaptação foi no sentido de fazer algo menos açucarado, tradição da doçaria alemã, lembrando o “Stollen”.
As origens do Fruit Cake, como hoje conhecemos, estão na antiga Roma, onde surgiram as primeiras receitas com o acréscimo de sementes de romã, pinhões e passas numa mistura de cevada. Já na idade média, começaram a adicionar o mel, especiarias e frutas secas preservadas. Com o tempo os “Bolos de Frutas” foram se proliferando pela Europa.
As receitas variaram muito em diferentes países ao longo dos tempos, dependendo dos ingredientes disponíveis em cada região. Como curiosidade, a Igreja Católica regulamentou a fabricação do Bolo de Frutas proibindo o uso da manteiga, sobre a observância do jejum. No entanto, o Papa Inocêncio VIII (1432-1492), finalmente, concedeu o uso da manteiga, em uma permissão escrita conhecida como a “Carta da Manteiga” ou “Butterbrief” em 1490, dando permissão à Saxônia usar leite e a manteiga em bolos de frutas. A partir do século XVI, o açúcar, originário das colônias americanas, passou a ser utilizado em alta concentração para a preservação das frutas, gerando assim, as frutas cristalizadas, o que contribuiu para tornar o Fruit Cake mais acessível e popular.
A primeira modificação que que Emerson fez na receita alemã, foi a adoção do açúcar mascavo, pois queria encontrar uma receita que sobressaísse o açúcar natural das próprias frutas.
Mais adiante introduziu, dentro de uma visão mais saudável, os ovos caipiras que, efetivamente, dão outro sabor, além de uma combinação de especiarias que propiciam uma experiência única com uma verdadeira explosão de aromas deliciosos.
Já em 1989, numa produção caseira, na cozinha de sua casa os bolos eram despachados para as Gourmet Shops de São Paulo e também para outras cidades como Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte, além do Rio de Janeiro que tinha como loja âncora, a tradicional Confeitaria Colombo.
Em 2016  introduziu a farinha integral e ovos da roça. Este foi o ponto de partida de uma empresa nova chamada “Spice your Life”, com o objetivo de resgatar receitas de raiz e exclusivas e para 2022 será uma plataforma de curadoria gastronômica privilegiando os pequenos produtores que produzem em pequena escala com receitas tradicionais.
Neste ano Emerson introduziu novos sabores além do tradicional Fruit Cake de Rum, adicionando Vinho do Porto, Malbec e Cabernet Sauvignon.
Servido levemente aquecido com sorvete de creme é uma iguaria que certamente fará sucesso na sua ceia de Natal
Os Fruit Cakes podem ser encomendados para o Natal com entregas até 22 de dezembro na Capital, além de poderem ser despachados para todo o Brasil. Só não deixe para a última hora!
 

Serviço
Validade do produto: 50 dias em temperatura ambiente
Peso 700gr servindo 10 a 12 Fatias
Preços variam de R$ 136,00 à R$ 156,00 por unidade
Informações pelo WhatsApp 11-9-8484-2600
Instagram: instagram.com/spiceyourlifebr


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.