09/12/2021 às 22h43min - Atualizada em 09/12/2021 às 22h43min

​Novo protesto contra a verticalização de Pinheiros será dia 11. Participe!

Preocupados com a verticalização, moradores de Pinheiros e Vila Madalena buscam diminuir os índices permitidos de construção no bairro. Pela proximidade do centro e fácil acesso, além de amplo comércio, a zona oeste é muito procurada, o que gera especulação imobiliária e a substituição de casas por edifícios. Caminhada reunirá centenas de moradores, às 15 horas, de 11 de dezembro.

Segunda caminhada de protesto
Neste sábado, 11 de dezembro, moradores do bairro de Pinheiros e arredores estarão mobilizados para chamar a atenção das autoridades sobre a verticalização exacerbada e sem planejamento que está ocorrendo na região. O bairro, conhecido por sua diversidade e por reunir casas, apartamentos, áreas verdes e vários comércios de rua, virou um canteiro de obras. Só em um quarteirão da Rua Alvares Guimarães são nove construções.
Caminhada, a segunda organizada pelo movimento Pró-Pinheiros, sairá às 15 horas da Rua Arthur de Azevedo, 51, esquina com a Rua Oscar Freire, e vai descer o bairro, finalizando a mobilização na pracinha da Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, número 430, onde deve ocorrer apresentação do músico Zé Eduardo. No percurso, os participantes passarão por vilinhas charmosas, prédios que viraram ícones da Zona Oeste e que hoje correm risco de desaparecerem.
A Pró-Pinheiros não é contra a verticalização, mas luta por maior organização e equilíbrio urbano para garantir a qualidade de vida dos moradores atuais e futuros do bairro.O movimento busca: definir limite de estoque construtivo na região; definir limite de altura dos edifícios e ocupação do terreno, evitar prédios lado a lado, o que ocasiona perda de luz do sol e ventilação; garantir um diálogo transparente e frequente entres as incorporadoras/construtoras e os moradores da área e minimizar impactos trazendo benefícios aos que vivem e frequentam Pinheiros.

Depoimentos apontam para excesso
“A única forma de construção que se vê subir em Pinheiros é prédio. A única.” PRÓ-Pinheiros

“Está triste andar por Pinheiros e a cada dia se deparar com casas demolidas e novos prédios que sobem.”M.F.P.

“Pinheiros, Alto de Pinheiros, Vila Madalena e Alto da Lapa, derrubando tudo. Um caos e um horror. Sufocando vidas.” L.G.E.

“Juro que eu queria ver erguerem uma  praça verde.” L.S.

“Dois prédios absurdamente altos entre 1 baixinho antigo e 1 casa, tapando nosso sol. Sem falar no trânsito, no barulho absurdo de obra madrugada adentro, na violência, na incapacidade de circularmos pelas ruas. Socorro! Queremos respirar! Mais verde, por favor.” A.C.L.

“Meu Deus e realmente um despropósito....” L.G.E.

Abaixo-assinado mostra força dos moradores
A entidade Pró Pinheiros reúne as associações AMJA-Ass. de Moradores e Comerciantes da rua Joaquim Antunes; AMAPP-Ass. dos Moradores e Amigos dos Predinhos de Pinheiros; AMATEUS-Ass. de Comerciantes e Moradores da Rua Mateus Grou; AAPBC-Ass. dos Amigos da Praça Benedito Calixto; AMOLVI-Ass. de Moradores e Lojistas da Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, além dos coletivos Fórum Verde Permanente e Movimento Defenda São Paulo, promove um abaixo-assinado que já está chegando a 3 mil assinaturas em protesto à descaracterização do bairro. O documento “Manifesto contra a verticalização inadequada do através do AVAAZ” pode ser acessado em https://bit.ly/manifesto-pinheiros-unico-quadrilatero

1ª. Roda de Conversa PRÓ-Pinheiros mobiliza região
 No dia 30 de novembro, ocorreu a “1ª. Roda de Conversa PRÓ-Pinheiros” com representantes da sociedade civil e empreendedores para debater a região. Com o tema “Pinheiros do futuro segundo o Plano Diretor estratégico”, o encontro teve como convidado o arquiteto, urbanista, ex vereador e ex Secretário Municipal, Nabil Bonduki. Ele foi entrevistado pela arquiteta e urbanista Lucila Lacreta, pelo médico, ex-vereador por cinco mandatos e ex Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente Gilberto Natalini, pelo graduado arquiteto, urbanista e professor Valter Caldana e o engenheiro, mestre e doutor, pesquisador IEA USP, Ivan Maglio. Durante 2 horas foram mediados por Ana Lúcia Donnini, diretora da Gazeta de Pinheiros/Grupo 1 de Jornais.
As diretrizes adotadas pelo Plano Diretor Estratégico com relação à cidade compacta e à verticalização, especialmente previstas para os Eixos de Estruturação e Transformação Urbana, promoveram um processo intenso do mercado imobiliário com a destruição total de quadras e ocupações existentes para a implantação de novos condomínios mistos (flats + moradias).
De acordo com a PRÓ-Pinheiros, este processo causa perda de diversidade tipológica e de uso com prejuízo à dinâmica urbana da região de Pinheiros, que tem sido colocada como um dos mais importantes atrativos para os novos empreendimentos. Também a expulsão de moradores de mais baixa renda, comércio e serviço existentes, acompanhado de um irreversível processo de gentrificação (processo de modificação do espaço urbano). Total perda de diversidade do perfil da população, uma vez que predominam condomínios residenciais voltados para um público de alta renda, não usuários de transporte coletivo, entre outros problemas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.