03/12/2021 às 00h09min - Atualizada em 03/12/2021 às 00h09min

​Dia Mundial da Pessoa com Deficiência - Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, iremos conhecer atores e personagens com alguma deficiência em busca do mar, simbolizando a conquista da independência. "Foi assim, como ver o mar a primeira vez  que os meus olhos se viram no seu olhar”. 

Colegas, disponível na Globoplay, apresentou ao público pela primeira vez no cinema três protagonistas e dezenas de coadjuvantes com Síndrome de Down. Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola, faixa preta de karatê) foram abandonados pelos pais em um instituto para deficientes intelectuais, tornando-se grandes amigos. Incentivado pelo sonho de ver o mar, Stallone, batizado em homenagem "ao maior ator de todos os tempos", lidera o roadmovie com  armas de brinquedo e a trilha sonora de Raul Seixas no rádio do carro do jardineiro (Lima Duarte) que os leva do interior de São Paulo até Buenos Aires. Uma fábula universalista em homenagem aos grandes clássicos do cinema como Pulp Fiction, Taxi Driver, Blade Runner, Cães de Aluguel, Cidade de Deus, Psicose, Tropa de Elite, Thelma & Louise, Jules e Jim e 8 ½ , fazendo piadas sobre a própria deficiência intelectual. 
O remake de Vincent Quer Ver o Mar retrata a jornada de um adolescente com síndrome de Tourette, semelhante à jornada dos Colegas acima. Na trama de A Estrada Interior, no Prime Video, Vincent (Robert Sheehan) após a morte da mãe é internado pelo pai “T1000” (Robert Patrick) numa clínica experimental onde conhece Alex (Dev Patel) e Marie (Zoë Kravitz). O britânico de origem indiana sofre de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e a garota franzina de anorexia severa. Os três fogem de lá no carro da Dra. Rose (Kyra Sedgwick) para poder ver o mar. De acordo com Dráuzio Varella: A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância. Alex rouba a cena ao ser provocado pelos companheiros astutos, cientes da sua mania obsessiva por limpeza, transformando o drama pessoal numa tragicomédia, engraçadíssima.
Durante o parto, Yuma Takada (Mei Kayama) ficou trinta e sete segundos sem respirar, sofrendo uma paralisia cerebral que afetou os membros inferiores em vez da parte cognitiva. Aos 23 anos, a jovem tornou-se uma excelente desenhista com capacidade de publicar diversos mangás, caso não fosse tão explorada por uma youtuber mesquinha que suga todo o seu talento, diariamente. Isso até a cadeirante procurar outro emprego até subitamente encontrar a residência do pai desaparecido, localizada na costa litorânea da capital japonesa, além de fugir das asas apertadas da mãe coruja para sempre. 37 Segundos, na Netflix, é o chamado feelgood movie, graças a direção segura da cineasta Hikari, pela sensação espontânea de bem-estar no final.  
Em sentido contrário, Ruby (Emilia Jones) está cansada de trabalhar no porto mais antigo dos EUA. A adolescente adora cantar, mas a rotina estressante no barco pesqueiro da família de Gloucester, Massachusetts, ocupa quase todo o seu tempo. A cantora de No Ritmo do Coração faz parte do coral da escola, e lá surge a oportunidade de ouro para estudar música na Berklee College of Music. Ocorre que a estudante é a única ouvinte da família de deficientes auditivos (em inglês: CODA - Child of Deaf Adult), incapazes de ouvir o chamado pelo rádio da guarda costeira. Enquanto, o original, A Família Bélier, disponível no Telecine e Prime Vídeo, apesar de quase idêntico à refilmagem americana disponível Apple TV +, aborda um tom mais leve e divertido. Na trama de 2014, Paula (Louane Emera – semifinalista do The Voice francês) é a única ouvinte da sua família, e assim como Ruby sonha em cursar numa prestigiosa faculdade de música. A pecuarista de ombros arqueados para frente e braços junto ao corpo reflete os desejos reprimidos dos adolescentes, através da letra da música En Chantant (Cantando): “Quando eu era garotinha curtia minhas aulas cantando, e muitos anos mais tarde, eu corrigi os maus pensamentos, cantando”. Principalmente o desejo de ser livre, expressado na letra da canção Je Vole (Eu Voo): “Meus queridos pais, eu vou embora eu os amo, mas eu vou embora. Eu não vou fugir, apenas voar”. 

Colegas (2012) - Nota: 4,0 
A Estrada Interior (2014) - Nota: 4,0 
37 Segundos (2019) - Nota: 4,5 
No Ritmo do Coração (2021) - Nota: 3,5 
A Família Bélier (2014) - Nota: 4,5 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.