02/12/2021 às 22h19min - Atualizada em 02/12/2021 às 22h19min

​1ª. Roda de Conversa PRÓ-Pinheiros mobiliza região contra a verticalização desenfreada

No dia 30 de novembro, ocorreu a “1ª. Roda de Conversa PRÓ-Pinheiros” com representantes da sociedade civil e personagens políticos para debater a região. Com o tema “Pinheiros do futuro segundo o Plano Diretor estratégico”, o encontro teve como convidado o arquiteto, urbanista, ex-vereador e ex Secretário Municipal, Nabil Bonduki. Ele foi entrevistado pela arquiteta e urbanista Lucila Lacreta, pelo médico, ex-vereador por cinco mandatos e ex Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente Gilberto Natalini, pelo graduado arquiteto, urbanista e professor Valter Caldana e o engenheiro, mestre e doutor, pesquisador IEA USP, Ivan Maglio. Durante 2 horas foram mediados por Ana Lúcia Donnini, diretora da Gazeta de Pinheiros/Grupo 1 de Jornais.

Evento gravado para todos
O evento ocorreu no Estúdio Loop (R. Simão Álvares, 864).
O bate papo foi todo gravado, confira no link:
https://spoti.fi/3ly9Jy7


Destruição total de quadras
As diretrizes adotadas pelo Plano Diretor Estratégico com relação à cidade compacta e à verticalização, especialmente previstas para os Eixos de Estruturação e Transformação Urbana, promoveram um processo intenso do mercado imobiliário com a destruição total de quadras e ocupações existentes para a implantação de novos condomínios mistos (flats + moradias).

Prejuízo à dinâmica urbana
De acordo com a PRÓ-Pinheiros, este processo causa perda de diversidade tipológica e de uso com prejuízo à dinâmica urbana da região de Pinheiros, que tem sido colocada como um dos mais importantes atrativos para os novos empreendimentos. Também a expulsão de moradores de mais baixa renda, comércio e serviço existentes, acompanhado de um irreversível processo de gentrificação (processo de modificação do espaço urbano). Total perda de diversidade do perfil da população, uma vez que predominam condomínios residenciais voltados para um público de alta renda, não usuários de transporte coletivo, entre outros problemas.

Formato dinâmico
O encontro teve um formato dinâmico. Ana Lúcia Donnini, diretora da Gazeta de Pinheiros, mediou o evento, fez uma breve introdução ao tema e dos convidados. Logo após, Nabil Bonduki abordou sobre questões gerais, como forma de introduzir o tema e orientar perguntas e debates posteriores com os demais convidados. A seguir, cada convidado teve 5 minutos para conduzir suas perguntas.

Sucesso
Assim, se revestiu de sucesso a 1ª. Roda de Conversa PRO-Pinheiros, com falas dos participantes que permitiram vislumbrar caminhos possíveis de encaminhamento de pleitos que legitimem as demandas da comunidade pinheirense. A entidade agradeceu a aliança do movimento com o ‘Bairro Sustentável’ e em especial à Gazeta de Pinheiros que apoiou integralmente, tendo sido imprescindível na condução do planejamento e impecável na mediação. “Em breve, estaremos divulgando material gravado em formato de podcast e uma síntese em vídeo que será compartilhada nas redes sociais. Contamos com o apoio de todos na continuidade da propagação dos objetivos dos movimentos de organização urbanística de Pinheiros, como exemplo necessário, mais do que nunca, de cidadania ativa”, concluíram.

Pró-Pinheiros tenta frear a verticalização desenfreada
A entidade Pró Pinheiros reúne as associações AMJA-Ass. de Moradores e Comerciantes da rua Joaquim Antunes; AMAPP-Ass. dos Moradores e Amigos dos Predinhos de Pinheiros; AMATEUS-Ass. de Comerciantes e Moradores da Rua Mateus Grou; AAPBC-Ass. dos Amigos da Praça Benedito Calixto; AMOLVI-Ass. de Moradores e Lojistas da Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, além dos coletivos Fórum Verde Permanente, Bairro Sustentável e Movimento Defenda São Paulo, com o apoio da Gazeta de Pinheiros e Grupo 1 de Jornais. Atualmente promove abaixo-assinado em protesto à descaracterização do bairro que deve alcançar em breve 5 mil assinaturas. Assine acessando: https://bit.ly/manifesto-pinheiros-unico-quadrilatero

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.