25/11/2021 às 22h56min - Atualizada em 25/11/2021 às 22h56min

​Saúde na região continua com muitas reclamações e sendo motivo de alerta

Em ano de pandemia, ficou ainda mais clara a necessidade de oferta de hospitais e centros de atendimento de qualidade à população. Entretanto, de acordo com a população da região, a situação das UBSs da região é problemática. Moradores ainda salientam a diminuição de leitos nos últimos anos.

Moradores avaliam serviços na região
“Posto de saúde ‘Escola Butantã’ está sem dentista. Estou com ‘curativo’ no dente que  quebrou e faria a restauração essa semana. Ele já soltou quase todo. A gestão da Prefeitura está um lixo, e só sabem trocar a gente de posto de saúde. Moro no Jardim Bonfiglioli e sempre pertenci ao posto da Vila Gomes, mas em 2019 mudaram para o posto da São Remo, e agora em 2021 mudaram novamente. Agora pertenço ao posto da Vital Brasil . Como pode um posto de saúde daqueles ficar sem dentista? Nesses casos deveriam ter o direito de passar em outro posto que tivesse, mas a tal da ‘burocracia’ não permite”. R.S.

“No João XXIII também, ha mais de um ano, que não tem atendimento com dentista.” S.N.F.

“A Odontologia pelo SUS não vai mudar pois não há interesse. Quer tentar alguma coisa? Se candidate a cargo no Conselho Gestor de Saúde da sua unidade”. P.P.A.

“Lá não tem nem clínico geral, e é da USP. Um absurdo!” A.B.

“Já fui várias vezes neste posto para tentar marcar uma consulta ginecológica e nunca tem agenda. É sempre para passar depois de duas semanas, para ver se tem agenda. Descaso total!” L.P.

“Na AMA do Peri Peri tem dentista.” S.F.

“Fui no posto Malta Cardoso. Meu filho está com o ouvido inflamado. Não tinha os remédios amoxicilina, ibuprofeno e nem uma pomadinha, usada para picadas de pernilongos. Só tinha o dipirona que é o mais barato. Aí oferecem R$100,00 de auxílio e não dá para pagar nem os remédios. Assim fica fácil, tirar os remédios do povo. Os postos estão uma porcaria.” E.P.

“Vila Gomes não tem cardiologista. Sabe ‘Deus’ guando vai chegar.” E.M.

“Ubs Vila Dalva sem dentista também. Há meses, falam que estão em reforma na sala.” D.S.

“Depende do endereço que a pessoa reside. Eles mandam para S. Remo, por exemplo. O Colégio Emídio de Barros não pertence ao Bonfiglioli, e todo mundo acha que é, então quem mora naquela região, pertence ao posto S. Remo.” C.C.N.C.

Estrutura e Serviços da Atenção Básica
No município são 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mais de 1.574 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 151 equipes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), que visam fortalecer a Atenção Básica na cidade de São Paulo. A Atenção Básica é o primeiro Ponto de Atenção à Saúde e a Principal Porta de Entrada do SUS. Caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
Questionada, a Prefeitura não retornou até o fechamento desta edição.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.