18/11/2021 às 23h33min - Atualizada em 18/11/2021 às 23h33min

​Calçadas da região abandonadas têm muitos problemas de acessibilidade

Os passeios públicos têm como função possibilitar que os cidadãos possam ir e vir com liberdade, autonomia e principalmente segurança. As calçadas da cidade de São Paulo deveriam estar adequadas aos padrões municipais, que são definidos por legislação. Fora da norma ou não devidamente cuidada acarreta multa ao responsável do imóvel.

Acessibilidade é cobrada pela população
“Indignada com a falta de acessibilidade nas calcadas do bairro de Pinheiros. Sai com minha mãe na cadeira de rodas e foi um sacrifício para andar 3 quadras. Vilas que colocam postes e não passa cadeira, buracos, ter que andar pela rua, calçadas quebradas.” B.S.D.T.

“Sempre pensei sobre isso. As calçadas estão péssimas, sem guias e dominadas pelos restaurantes e bares.” C.N.

“Pinheiros está um caos. Muito triste!” C.P.

“Desde sempre, sem acessibilidade. Na verdade a cidade inteira sofre desse mal.” E.O.

“Fale com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Eles têm projetos e leis para isso. Não é possível. SP precisa de fiscalização e não é de hoje.” S.G.

“Mas IPTU caro tem, carnaval programado de rua também.”S.S.A.

“A CET deveria ‘pensar bem’ ou consultar as pessoas envolvidas antes de demarcar vagas para pessoas com dificuldade de locomoção. Na rua Vupabussu, quase esquina com a Ferreira de Araújo, as citadas vagas  não permitem desembarque, pois as árvores e postes dificultam abertura das portas, fato primordial para conseguir sair do veículo. Acessibilidade no bairro vai de mal a pior.” E.A.

Prefeitura informa que fará vistoria
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, programou vistoria na Rua Vupabussu com a Rua Ferreira de Araújo e, se constatada alguma irregularidade, serão aplicadas as sanções conforme a legislação municipal.
A administração informa ainda que realizou 432 ações de fiscalização em calçadas em 2021. Em vistoria, quando constatadas irregularidades, lavra-se notificação e auto de multa para regularização com prazo de 60 dias, conforme a Lei Nº 15.442/2011. Vale ressaltar que a manutenção da calçada é de responsabilidade do proprietário do imóvel, conforme disposto na Lei Nº 15.442/2011. O munícipe pode ter acesso a orientações quanto à regularização em www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/calcadas/index.php?p=36935
As obras contemplaram as 32 subprefeituras e os reparos impactam positivamente a população em toda a cidade. Também foram construídas 4.000 rampas de acesso. O Plano de Metas da Gestão 2021/2024, prevê a execução de mais 1.500.000 m² de calçadas por meio do PEC.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.