11/11/2021 às 23h11min - Atualizada em 11/11/2021 às 23h11min

​Saúde na região continua sendo motivo de alerta e muitas reclamações

Em ano de pandemia, ficou ainda mais clara a necessidade de oferta de hospitais e centros de atendimento de qualidade à população. Entretanto, de acordo com a população da região, a situação das UBSs da região apresenta sinais de abandono pelo poder público.  A Secretaria de Saúde do município, recebeu todas as reclamações e procurou o Jornal do Butantã/Gazeta de Pinheiros, se prontificando a ouvir e tentar resolver caso a caso os inúmeros depoimentos dos leitores. Assim, para minimizar os problemas, vamos continuar denunciando e ajudando a melhorar o atendimento a todos.

Moradores avaliam serviços na região
“O atendimento é bom e atencioso, mas nunca tem médicos ou dentistas. Já fui 3 vezes na UBS Vila Gomes e nada de ginecologista, é sempre ‘volta na próxima semana pra agendar, só mês que vem’. Tá complicado! Faltam médicos!” S.M.

“UBS Jaqueline, uma porcaria. O atendimento na recepção muito ruim. Parece um treinamento para ver quem mais maltrata os pacientes.” C.S.

“Eu queria saber porque acolhimento é no mínimo uma hora de espera, só para trocar receita.  Fica um monte de gente doente, com quem só veio trocar a receita. Abrir reclamação não adianta absolutamente nada, parece que piora.” T.R.

“O atendimento na UBS do Jardim São Jorge é ótimo. Eu não tenho o que reclamar, só agradecer aos profissionais de saúde, super atenciosos.” L.M.

“UBS Malta Cardoso está ruim. Tenho 2 filhas, uma de 3 anos e outra de 1 ano e nunca consigo marcar consultas. Uma dessas tem problemas pulmonares e bombinha de uso contínuo nunca tem na farmácia, sempre está em falta. Fora que estou gestante e quando tenho consulta do pre natal nunca tem vagas. Na recepção atende mal as pessoas. Para passar numa consulta demora cerca de 3 meses. Está uma porcaria.” L.R.

“UBS  Malta Cardoso está  péssimo atendimento. Clinico geral só  para maiores de sessenta anos e ginecologista só  para gestantes. E o resto da população como fica ?”R.R.

“Essa palhaçada de médico da família é uma enganação no UBS São Jorge. Esse negócio de ter que ir 7 hs. da manhã para conseguir passar também não dá certo, principalmente quando tem suas ‘preferências’. Passei meu filho hoje com uma médica que não é a do grupo que me corresponde. Se soubesse que não serviria de nada, não teria marcado. Amanhã eu vou lá marcar de novo e quero ver se vai ser do mesmo jeito.” J.T.

“Péssimo atendimento e nunca tem vaga para marcar uma consulta ou fazer exame clínico geral. Nunca tem vaga para ginecologista. Dentista também, atendimento péssimo. Na Vital Brasil e Malta Cardoso.” J.M.

“Muito ruim! Minha filha tem 6 meses e tenho tentado passar ela no pediatra,  em consulta de rotina há 2 meses e não consigo. Vou as 6 hs da manhã no posto, para conseguir vaga do dia e também não consigo. Teria que chegar lá às 4 hs da manhã para conseguir o que é impossível,  já que estou com um bebê. Passo na UBS do Jardim Jaqueline”. J.T.R.

“Uma  porcaria  a médica  do UBS  da Lapa Sorocabana. Ridículo o atendimento e  parece que nunca fez medicina.” R.R.

“No Malta Cardoso para mim, sempre me atenderam bem.” R.A.

“Por favor, protocolar denúncias  no tel 156 e 136, para encaminharmos no MP e Secretário de Saúde .” A.V.C.

“No Paulo VI eles tem um propósito: tratar mal o paciente, que de nervoso também passa mal e é atendido!  Antes de ir buscar qualquer atendimento ali tem que se preparar psicologicamente.” E.A.

“Um descaso total. O sistema já é péssimo e ainda nos deparamos com pessoas que fazem questão de piorar o que já está ruim. Ali no Paulo VI como gostam de destratar as pessoas.  Não entendo pra que humilhar tanto!” E.A.

“UBD Jardim D’Abril  um descaso com a população. As pessoas aguardam de duas a três horas na fila, aguardando senha para marcar consulta, mas nunca tem vagas. Muitas vezes nos chamam quando é primeira consulta,  porém o retorno para saber resultado de exames não se consegue vaga. Isso tá um abuso.” J.B.

“UBS Vila Borges  demora em agendamento e para médica ginecologista, que demora em dar encaminhamento para cirurgia, em caso necessário. Com a reforma espero que melhore para os usuários.” M.G.

“Eu já tenho um ano que não consigo fazer mamografia na UBS Rio pequeno. Está muito ruim.” C.B.

“UBS do Rio Pequeno, aquela próxima da Av. Politécnica está com falta de médicos. Está muito difícil agendamento.” D.L.

Secretaria da Saúde responde, mas as críticas se multiplicam
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste, informa que na UBS São Jorge foi realizada ampla reforma por meio dos recursos do BID, além da construção de um anexo para sala multiuso. Na UBS Malta Cardoso está sendo realizada reforma e ampliação do serviço e em andamento o projeto para construção de uma nova UBS. A direção da UBS Jardim Jaqueline, informa que a unidade é referência em atendimento para os moradores da região e ainda atende os pacientes por meio de escuta qualificada. A UBS Butantã  dispõe de médicos  generalistas, clínicos, ginecologistas, pediatras e psiquiatras. A UBS José Marcilio Malta Cardoso, também dispõe de médicos generalistas, ginecologistas, pediatras, clínicos e psiquiatra. Já na AMA/UBS Integrada Jardim São Jorge ‘Dr. Paulo Eduardo Elias’, existem médicos generalistas, clínicos, pediatras e psiquiatra.
“A gestão municipal  tem priorizado a realização de melhorias que venham a impactar positivamente milhões de pessoas. A SMS irá avaliar todas as considerações apontadas pela reportagem”, informam em nota e prometem responder todas as reclamações individualmente, para tomar providências cabíveis.

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