04/11/2021 às 23h38min - Atualizada em 04/11/2021 às 23h38min

​Ruas SP ou Parklet? Entenda as diferenças entre os dois projetos da Prefeitura de SP

A busca por espaços de lazer ao ar livre ganhou força na cidade durante a pandemia e tudo indica que esse é um comportamento que veio para ficar. O ‘Projeto Ruas SP’, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), e o ‘Parklet’, da Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB), são projetos da Prefeitura destinados a oferecer à população espaços de convivência nas ruas. Entretanto, ambos têm suas especificidades e conhecê-las ajuda o cidadão a aproveitar melhor essas opções de lazer.

Ruas SP
O Projeto Ruas SP foi autorizado pelo Decreto 59.877/2020 e permite que bares e restaurantes ocupem espaços públicos da cidade, mais precisamente a faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regular, com mesas e cadeiras para o atendimento dos clientes. Trata-se de uma iniciativa da SMUL e tem como objetivo contribuir para a retomada econômica pós-pandemia e reduzir os riscos de transmissão da Covid-19.
Assim como aconteceu em outras partes do mundo, o Ruas SP, que é fruto de diversos estudos realizados pela gestão municipal, oferece aos estabelecimentos a ampliação do espaço para atendimento ao público. A faixa destinada ao estacionamento de veículos pode ser transformada em uma extensão do salão interno dos bares e restaurantes. Alguns estabelecimentos têm adotado o uso de decks de madeira para nivelar a calçada a esse novo espaço de atendimento ao ar livre, mas isso não é obrigatório. É, sim, uma exigência da Prefeitura que os participantes do Ruas SP respeitem todos os protocolos sanitários e regras para o uso do espaço público para garantir segurança e conforto à população.
A adesão ao Ruas SP é opcional. Apesar de não haver cobrança de taxa por parte da SMUL, todo o custo para instalação do ambiente e mobiliário é de responsabilidade dos estabelecimentos comerciais e o uso desses espaços é de exclusividade dos mesmos. Atualmente, são 114 bares e restaurantes aprovados na cidade.

Parklet
Já no caso do Parklet, o espaço é de uso livre da população. São plataformas de madeira instaladas em frente a estabelecimentos comerciais e equipadas com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de ginástica ou outros elementos de mobiliário urbano com a função de recreação ou manifestações artísticas. O projeto foi instituído por meio do Decreto 55.045/14 e teve como experiência-piloto a instalação desse tipo de estrutura durante um festival em agosto de 2013, pelo período de 4 dias, nos bairros da Vila Buarque e Itaim Bibi. Atualmente, são 163 parklets instalados na cidade.
É uma preocupação da Prefeitura de São Paulo que a cidade retome suas atividades, após a crise sanitária, de forma segura e organizada. Os projetos Ruas SP e Parklet são algumas das iniciativas da atual gestão que vão ao encontro desse objetivo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.