08/07/2021 às 21h27min - Atualizada em 08/07/2021 às 21h27min

Bicicletas e pedestres “brigam” por calçadas na região

São Paulo, a cada dia, torna-se ainda mais uma cidade melhor para ciclistas. O número de bicicletas aumenta diariamente na cidade, circulando a passeio ou a trabalho. A cidade é uma das maiores em quilometragem de ciclovia na América. Porém, na ausência de uma faixa específica, em muitos locais as calçadas são tomadas pelas “magrelas” de entrega, que não respeitam pedestres, veículos e motos. Moradores dão depoimentos sobre situações nas calçadas da região “Gostaria de deixar uma dica meio que importante aqui para os moradores de Pinheiros, que já passaram por situações com entregadores de bicicleta, como por exemplo do ‘Ifood’, que insistem em correr em calçadas, e até mesmo na rua pondo em risco pedestres. Já tive problemas de quase ser atropelado por um ciclista aqui na rua Fradique Coutinho, na frente da minha casa, quando estava esperando para atravessar a rua. Ele veio na contra mão a uns 20 km/h, quando me viu buzinou algumas vezes, mas sequer freou ou diminuiu a velocidade, se não fosse eu dar um passo para trás, ele teria me pego em cheio. Sou ciclista, e sei o que estou falando, já participei de diversas passeatas e protestos a favor da bicicleta e tudo mais, falo por experiência, ele estava totalmente errado. É necessário aplicar alguma advertência, como suspensão ou banimento do aplicativo”. G.A. “Isso é um problema sério, já passei por isso várias vezes. Acho que temos que reclamar diariamente no ‘Ifood’, quem sabe se cansam e tomam uma atitude diferente, colocando números visíveis nas bicicletas.” S.F. “Essa é a categoria que quer respeito, mas que não respeita ninguém.” S.L. “É impossível de ver a identificação dos ciclistas entregadores. Só se estiver parada.” S.R. Prefeitura oferece curso para melhor circulação De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as bicicletas são veículos que têm prioridade sobre carros e motos, mas também devem zelar e dar preferência ao pedestre. Em locais onde não há ciclovias ou ciclofaixas, a bicicleta deve trafegar pelo acostamento ou pelas laterais das pistas e no mesmo sentido dos carros. A circulação de bicicletas pelas calçadas é permitida apenas quando há sinalização de compartilhamento com o pedestre. Apesar de não haver regulamentação do Contran para a fiscalização de bicicletas, é esperado que todos tenham respeito à legislação. Sobre a circulação de pedestres, o artigo 68 do CTB diz: "É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres". Não há punição administrativa em casos de colisão de um ciclista com pedestre. O atropelado pode registrar um B.O de lesão corporal, eventualmente, e acionar a Justiça. Não cabe ao município arbitrar isso. A CET mantém o curso Pedalar com Segurança que tem como objetivo, orientar o ciclista sobre os aspectos de segurança no trânsito e a utilização da bicicleta como meio de transporte, para trabalhar ou em momentos de lazer. Devido à pandemia da Covid-19, o curso acontece à distância (http://www.cetsp.com.br/consultas/educacao/ensino-a-distancia/condutores/pedalar-com-seguranca.aspx). Para denúncias e solicitações a população pode utilizar o Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal).


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